15.10.06

Paz


O Prêmio Nobel da paz é um banqueiro!
Mohamed Yunus, inventor do conceito do micro-crédito e dono do Banco Grameen já emprestou 4,7 bilhões de dólares para 4,4 milhões de famílias em Bangladesh, seu país. Seu critério é inovador: empresta para quem prova que tem total falta de condições de pagar e prefere dar crédito as mulheres, que dividem o lucro com a família, além de planejarem a longo prazo.
Entende-se, com este prêmio, que a paz só é possível com a eliminação da pobreza.

"Os "novos" paradigmas que sustentaram o projeto do Sr. Yunus foram o de crer no valor que o ser humano dá ao seu próprio nome e à dignidade e, principalmente, o de realizar sentido em sua própria vida. Transcendeu a si mesmo ao criar possibilidades de sobrevivência para as pessoas. Com isso alterou definitivamente o conceito de investimento na história, e criou um meio de mudar a face da pobreza e da indignidade da condição humana no planeta. Verdade que não recriou o Jardim do Éden, apenas plantou algumas árvores, mas já está colhendo os frutos!" (Marcelo Corrêa Paes)

8 comentários:

Luiz Felipe Botelho disse...

Ana, agradeço imensamente por este post. Não é só o povo de Bangladesh que este homem está ajudando, mas a nós todos com seu exemplo e ousadia. Precisamos de pessoas que ousem e mostrem pra gente que aquilo bom que se acreditava impossível é mesmo possível.
Beijo grande

Livre expressão disse...

Ana, fiz um blog para mim tb. www.diadafaxina.blogspot.com
Passa lá.
Beijo

Ariadne

Thelma disse...

Ana, este prêmio é duplamente importante. Este cara nao é apenas defensor dos pobres. Ele é um defensor da mulher pobre. Ao mesmo tempo em que ele dava microcréditos, fazia um estudo sociológico particular: percebia que as mulheres tinham mais compromisso e pressa em pagar os empréstimos que os homens. Ele descobriu que as mulheres investiam seu lucro no lar e nos filhos, enquanto os homens gastavam o lucro com eles mesmos. É a representaçao da sociedade, através de micromundos.

Anônimo disse...

FANTÁSTICO!!!! Pela simplicidade e efetividade.

Jonas Prochownik disse...

Ana, estou encantada com a beleza, a simpatia e a elegância de suas fotos abaixo, com seus lindos filhos. Parabéns !
Beijo
Kristal

Sandra disse...

Eu já estava imaginando que teríamos feito um post parecido. Tanto o meu quanto o seu, super válido. Nao seria uma idéia para vc, ex-banqueira e empreendedora com certeza social? Eu visitei ontem o site do banco, nota 10 mesmo. Aqui criticam que tanta gente entra nesse negócio só pra faturar, mas nao importa. O caminho da eliminacao da pobreza passa por esta solucao. Beijo grande na alma, Sandra

Ana disse...

Lipe!
Concordo!É a prova de que mesmo empresas privadas e lucrativas podem ter finalidade social e possibilitarem uma saída para a pobreza!

Oi, Ariadne!
Vou passar lá, sim!
Adorei teus comentários no Roccana Poesias e já gostei do nome do teu blog!
Beijão!


Thelminha!
Pura verdade! Uma maneira realmente original de avaliar as possibilidades do mercado e o desempenho feminino! Também gostei!

Léo!
Yesssss! Tão simples que parece óbvio, agora que foi feito! Hehehehe!

Obrigada, Kristal!
Vindo de ti, ainda me deixa mais feliz! Teus posts andam afiados!

Sandrinha!
Nossos posts falam a mesma língua! Concordo contigo! Ele tem mesmo "ternura e bondade no olhar"!
Ah! Nunca fui banqueira, não!! Heheheh! Tu trocaste as palavras, Mineirinha da Alemanha! No máximo, uma bancária que adorava seu trabalho!
Beijos! Adorei teu email!

Anônimo disse...

Ana que texto lindo! Parabéns.Bjos

Related Posts with Thumbnails