10.6.06

"Reengenharia" do tempo

...........

Vou ter que ler e tentar entender coincidências e sincronicidades!
Ontem falava sobre trabalho e jornada diária. Fui dormir pensando nisso.
Hoje, uma das primeiras coisas que leio no site No Mínimo é uma entrevista com Rosiska Darcy de Oliveira, justamente falando sobre reengenharia do tempo. Ela diz:
"A primeira liberdade implícita na rengenharia do tempo é a de pensamento. Sair da condenação em massa que se disfarça de individualidade, recuperar a condição de sujeito do seus dias. As outras liberdades se seguirão fatalmente."
Tinha um link para um site chamado Celim e, quando abri, lá, encontrei uma série de reportagens sobre como se "reinventar o tempo"! Também são de Rosiska as reflexões, a seguir:
"Não é justo associar o trabalho sempre ao reino das necessidades e da obrigatoriedade, embora esse seja o caso para a maioria esmagadora dos seres humanos. O trabalho é também fonte de realização pessoal, é projeto de vida, e assim não fosse, as mulheres não teriam lutado para ter o direito de realizar-se através do trabalho. O que se deseja é que o trabalho faça parte da vida, sem que ela se submeta inteiramente a ele. Pela primeira vez na história moderna, o trabalho pago pode cessar de ocupar o melhor de nosso tempo e de nossas vidas. A liberação do trabalho está hoje no horizonte e já se vai fazendo presente nas economias mais desenvolvidas.
A luta pela redução contínua da jornada de trabalho supõe que esta não é o centro da vida, nem a ocupação principal, nem a principal fonte de identidade. Outros valores, não econômicos, podem ganhar um espaço inusitado. Para tanto, é necessário um grande esforço sobre si mesmo de desconstrução de idéias adquiridas ao longo de anos e que se tornaram anacrônicas com as mudanças radicais que se operaram no trabalho e na família. É esse trabalho sobre si mesmo que pode revelar que a vida tem outro sentido, que não apenas ganhar dinheiro. Que o sucesso se mede mais pelo sentimento de felicidade do que pelo reconhecimento público. Sucesso é ser feliz e só cada um pode dizer de fato o que o faz feliz."

Acho que todas estas questões são importantes. Temos reaprender o básico e aceitar as mudanças. E, se possível, tirar proveito delas.
.
-> Será que não tem uma palavra melhor que "reengenharia"? :(

5 comentários:

Sandra disse...

Me identifico 100% com este assunto. Eu sempre trabalhei com prazer e em tempo integral. Mesmo grávida do 2. filho, ainda pretendia trabalhar 8 h por dia. Por vários acasos mudei minha carga horária para 6 h e hoje me pergunto porque nao tinha feito isso antes. Eu adoro trabalhar, mas adoro também passar o tempo com meu filhote, com meu marido, com minha filha. E isso nao tem preco! Que as relacoes trabalhistas se desburocratizem no Brasil e novos-muitos modelos sejam possíveis, pois, na realidade, tudo é possível! Se quiser me visitar: www.sandranalemanha.zip.net Beijos!

Anônimo disse...

Que coisa mais nórdica, como diria Caco Antíbes... hehehe...
Tudo bem, ótimo que certos pontos isolados do planeta já possam dar os primeiros sinais, agora, cá entre nós, esta turma usar o termo "re-engenharia"... que bunda! :o

Beijo,

Luiz Felipe Botelho disse...

Redescoberta do tempo? Reapropriação? Apropriação? Esse assunto me fascina.
Beijão
Felipe

Telejornalismo Fabico disse...

*


qualquer definição que vc quiser por no lugar: reorganização, readaptação ou seja lá o que escolher.
o legal da língua é a imprecisão, que nos obriga a brincar com as palavras atrás do fechamento dos sentidos.
algo que já vi, vc gosta de exercitar muito.


*

Zeca La-Rocca disse...

posso sugerir "REARQUITETURA"?? hehehe
bjoss

Related Posts with Thumbnails