Na semana passada matei um pouquinho as saudades das minhas aulas na faculdade de Direito assistindo a duas palestras muito interessantes, sobre Psicologia Jurídica. Uma delas foi dada pela Gisela Nonticuri, psicóloga e professora universitária na cidade de Bagé, onde vem trabalhando no setor de psicologia do Fórum.
Ela contou da sua experiência, principalmente na reintegração de menores infratores, e fez isso com o entusiasmo de que é possível fazer alguma coisa, apesar das imensas dificuldades. Aliás, Gisela falou mais das soluções e dos bons resultados do seu trabalho, apontando caminhos e mostrando, aos alunos que estavam assistindo, inúmeras possibilidades de mercado e de realização profissional.
À seguir, falou o psicólogo Pedro José Pacheco, que tem larga experiência num assunto que, infelizmente, está na ordem do dia: a população carcerária. Ele trabalhou muitos anos como psicólogo nas Comissões Técnicas de Classificação em diversos presídios gaúchos e fez parte da equipe que implementou e coordenou o Projeto de Atenção Integral à Saúde Mental dos Servidores da Secretaria de Justiça do RS. Ele pareceu bastante pessimista e não acreditar em saída simples nem a curto prazo para estas questões.
Também assistiu as palestras comigo a Ayda, uma grande amiga que eu não via há muito tempo. Ela está envolvida com a administração de um Jornal, uma emissora de TV e uma Rádio, em Jaguarão, que fica colada à cidade de Rio Branco, no Uruguai. E é, também, psicóloga e advogada. Tô falando tudo isto para poderem entender o quanto a vida da Ayda é interessante e como tem histórias pra contar!
Depois das palestras, a Gisela, a Ayda, a Lídia, a Rafaela e eu fomos jantar numa parrillada e conversamos sobre todos os assuntos, tudo ao mesmo tempo, no meio de muitas risadas e, também, de muitas lembranças que nos emocionaram! Não é facil por tudo em dia, depois de tanto tempo. Mas foi muito bom!
(Como esqueci de levar a câmera, peguei as fotos delas do orkut!)
2 comentários:
not going to put pressure on Lionhead there are many constitutional questions very procedures that people need. mount a larger and better armed strike 5. Room to move
A Ayda deve conhecer a minha prima Marion Velazquez Barreiros, que é presidente da APAE em Jaguarão. A Marion é o maior barato! E é jornalista também.
Postar um comentário