1.4.06

Minha primeira professora

A Internet faz a gente viajar, reencontrar coisas, resgatar sentimentos...
Lendo o Caminhos e Movimentos lembrei claramente da época em que entrei na escola. Como eu morava pra fora, não fiz o Jardim de Infância e, por isso, acabei entrando no "1° B", destinado aos alunos com algum tipo de dificuldade. A Thelma descreve bem demais esta experiência em seu texto "Sobrevivência", escrito em 14/01/2006. Quando li, voltei no tempo! Era tudo igual ao que tinha acontecido comigo: a tristeza por não ter cursado o Jardim, a sensação de estar numa turma inferior, as dificuldades de adaptação... Vale à pena ler o seu relato!

Mas, analisando tudo o que vivi nesta época, sei que uma coisa foi determinante: a minha primeira professora! Ela se chamava Nora e era, literalmente, um show! Vibrante, alegre, cheia de energia! Falava alto! Ria alto! Esbanjava entusiasmo! As aulas dela eram maravilhosas e lembro até hoje o meu deslumbramento com os sons, a grafia, as histórias, o aprendizado! E ela era disciplinadora, exigente, exercia uma autoridade inquestionável, uma liderança natural que nem cogitávamos contestar!

Acho que anda faltando um pouco disso, hoje em dia: professores verdadeiramente gratificados e preparados pra esta aventura de ensinar e de tratar seus alunos como potencialidades. Como sementes. Como possibilidades.
.

Encontrei esta foto no álbum do Balico, no Orkut! Foi tirada num Baile de Carnaval Infantil, em Lavras. Aparecem a Professora Nora Gomes com a Vera, o Balico, a Cristina, a Ana Lúcia e, ao fundo, o Ivan Bulcão.

Também tive que pôr minha foto aqui! Foi no Colégio Pedro Américo, em Lavras do Sul, onde cursei o primeiro ano primário. Depois fui estudar numa escola chamada Bernardo de Medeiros, que, naquela época me parecia longe demais da minha casa, porque precisava andar por uma estrada para chegar até lá! Era frequentada por gente mais simples e humilde e tinham professoras ótimas, também.

Foram anos maravilhosos e ainda tenho amigos que fiz lá. Fiquei nesta escola até o 4º ano, quando fiz o Exame de Admissão e pulei o quinto! (Também me diverti muito lendo as experiências da Thelma sobre isso!) Mas essa já é outra história!

4 comentários:

Thelma disse...

Que linda a tua história!!! E as fotos também! E a professora Nora, idem! Adorei, Ana! Conta mais...plis...

Anônimo disse...

Adorei a tua história, assim como a de Thelma. Voltei à época em que tive a minha 1a aula, e viajei até o fim do primário!!!Boas recordações.

Anônimo disse...

Oi, Ana, ainda estou aqui, lendo aos poucos, mas não pude deixar de comentar.
A Vera da foto era minha irmã, você conhecia? Eu também "roubei" essa foto do Balico. A Vera faleceu em 2001, você sabia?
beijos e continuarei a leitura!

Anônimo disse...

Eu ia dizer que a Vera era a minha mana, mas a Vania já esteve aqui primeiro.
Que saudade que dá...
Eu também tenho uma foto dessas do Pedro Américo...
Pena que não nos encontramos quando eu tinha blog. O meu ganhou até prêmio, mas não estava no meu nome. Eu tinha um apelido e foi através dele que a Maria Júlia nos encontrou, a Vania e eu.
Agora eu não sou mais blogueira.
Bjus

Related Posts with Thumbnails