15.2.06

Lavras do Sul, Terra do Ouro

............

Lavras é uma pequena cidade, situada na região da Campanha do Rio Grande do Sul e banhada docemente pelo Rio Camaquã. Este rio, além de ter o ouro em seu leito, enfeita a paisagem com as águas do Paredão.

............

O povoamento começou em torno de 1825 e, no local onde havia a primeira capela, hoje tem a Igreja - bem no coração da cidade. É onde tudo acontece. Tem a pracinha, o Clube, os bares onde todo mundo marca encontro pra conversar e filosofar sobre algumas questões fundamentais: política, carnaval, futebol, em maior ou menor intensidade, dependendo da época do ano.

...............

Acho que todos os lavrenses tem algumas coisas em comum: um humor apurado, uma extraordinária capacidade de rir da sua própria desgraça, voacação para fazer crítica e auto crítica, gosto pela palavra e pela discussão de idéias, amor às tradições e um bairrismo assumido e escancarado! E justificado, claro!

..............

O inverno em Lavras é sempre rigoroso! Lembro da geada e do frio que deixava todo mundo encarangado!! Mas no verão a cidade se aquece e se alegra com a chegada daqueles que moram fora e vem, ano após ano, matar as saudades e se reabastecer da energia da terrinha.
.
"Aqui eu volto outra vez
visitar meus amigos
cevar com erva nova
momentos antigos
beber a poesia
da luz da manhã
matar minha sede
no Rio Camaquã..."
.
Edilberto Teixeira

Um comentário:

Anônimo disse...

Lavras do Sul é muito aconchegante e o rio Camaquã com essa queda d'água é lindo. Além dessas coisas boas, ainda tem o barzinho telúrica?Gostei de suas mesinhas do lado de fora..agora é que eu não deixo de visitar essa cidade de jeito nenhum..risos

Related Posts with Thumbnails