14.4.14

Aniversário do Gujo

No dia do aniversário do Gujo, quis postar, aqui, uma música que me encanta e me transporta para um lugar mágico, de sentimentos que sempre observei, nas pessoas que mais amo e que tem a alma gaúcha... 
Lendo suas poesias, muitas lembranças me surgem. Elas descrevem um universo que sempre esteve dentro de mim, mas que ficou no passado. Me vem a saudade do campo, da minha infância, lá fora, do abraço do meu irmão (que era seu grande admirador!), dos meus pais, tão jovens e bonitos, saindo à cavalo, para o campo... 
Os sons da campanha, suas cores, o gado, o chimarrão... Reconheço tudo isso, nas músicas do Gujo, por isso minha mais profunda gratidão. E admiração, por este grande poeta!
Pra ele, meus melhores desejos de felicidade, amor e muita inspiração, sempre!

Resto de Fronteira
Com Gustavo Teixeira





Ponteou de sol tarde linda
Pras bandas do Camaquã
Depois da manga de chuva
Que se formou de manhã
Ficaram as nuvens esparsas
E a revoada de garças
Pros lados da Tarumã
Pros lados da Tarumã

Sobrou barro nas mangueiras
Depois de apartar terneiros
Pra um bico de um joão-de-barro
Erguer seu rancho de obreiro
Sobrou tempo pra um anseio
Depois de esporas e arreios
Pra um mate entre parceiros
Pra um mate entre parceiros

Baios de lombo lavado
Retoçando a gadaria
No pasto verdeando o viço
Lá na invernada de cria
E a tarde a empessar querência
Como se bebesse a essência
Das barras do fim do dia
O limite do meu mundo
Ganhou a sombra da figueira
Que debruçou-se copada
Até o moirão da porteira
Parece que se renasce
Como se o pago iniciasse
Neste resto de fronteira
Neste resto de fronteira

E a noite falqueja estrelas
Com neguaças de um palheiro
Que fogem por entre a quincha
Pra bordar o céu inteiro
Levam junto a solidão
E as memórias de um galpão
Co'a alma deste campeiro
Co'a alma deste campeiro


E assim tranqueia meu dia
Nesta campanha estendida
Entre galpão e invernadas
Entre mateadas e lidas
Com o "permisso" das palavras
Cá neste rincão de Lavras
Se sente o gosto da vida
Se sente o gosto da vida






Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails