26.2.13

23 anos depois...

Marina Abramovic é uma artista performática nascida em Belgrado, capital da antiga Iugoslávia, no dia 30 de novembro de 1946. "O corpo é seu assunto, o tempo é seu meio, e aniversários marcam o momento em que a performance da vida oficialmente começa." (Leia mais aqui.)

"Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances. Quando sentiram que a relação já não valia aos dois, decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de uma lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver.

Vinte e três anos depois, em 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva a sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. Ullay chegou sem que ela soubesse, e foi assim."

Impressionante, este vídeo:

 

"Naquela noite, após um jantar turco - ele mostrou o diário dele, ela mostrou o dela. Ambos haviam arrancado a página de seu aniversário, coisa que ela encarou como um sinal cármico. Ela me disse: "Fomos diretamente para a casa dele e ficamos na cama durante dez dias". E acrescentou: "Quando voltei para casa, fiquei desesperada de amor e não conseguia andar ou falar".

Mais sobre ela, nesse link.

3 comentários:

ana maria disse...

Quando eu me recuperar, eu comento!!!! Arrebatador!

Lúcia Soares disse...

Que máximo, Ana! Li a reportagem, uma vida muito louca, heim? Foi emocionante o vídeo. Será que não se viram depois?
Parece-me,como toda grande artista, meio descompensada emocionalmente. Muito louco isso!
Muito lindo, comovente!
Beijo.

Rosamaria disse...

Demais, Anabacana! Que loucura!
Como disse lá no face da Lúcia, gostei da ideia dela: um caixão em cada lugar e roupas coloridas. Até gostaria de fazer o mesmo, um aqui em Santa Maria e outro em Lavras, os dois com a minha seleção musical. Quem sabe...
Bjim, cosquirídia.

Related Posts with Thumbnails