18.1.09

Aprendizado








"Para ser amada, é preciso ser vista e admirada."

"Paixão é uma emoção e o amor é um sentimento."

"Ciúme não é prova de amor, e sim de possessividade."
.
Para manter o equilíbrio da relação:


Amor não se pede nem se compra, se conquista. Não com cobranças ou ameaças, mas com aquelas técnicas de sedução tão conhecidas do público feminino. Sedução não significa submissão, mas a capacidade de voltar a ser atraente, pois muitas vezes acontece de, ao longo de um relacionamento, a mulher deixar de lado sua aparência, interesses e hábitos culturais. Com isso, o valor que você dá a si própria cai, gerando um círculo vicioso em que a baixa auto-estima leva ao descuido e o descuido diminui ainda mais a auto-estima.

Portanto, concentre-se em si mesma. Cuide-se e será cuidada. Procure tornar-se visível em vez de implorar para ser olhada. Não se curve perante os desejos do outro, desprezando a própria identidade. Senão, acabará sendo querida pelo que você não é, apenas aparenta ser. E isso resulta em mais insatisfação e infelicidade.

Seja fiel a si mesma e assim conquistará (ou reconquistará) o amor apagado pela convivência e a rotina. Corrija os desvios de percurso e volte-se para aquilo que sempre foi importante para vocês, aquilo que os atraiu no início. E procure entender o seu par, mergulhar na alma dele a fim de encontrar os motivos que desencadearam as situações que deseja mudar.

No verdadeiro amor, não há brigas, e sim discussões; não há desprezo, e sim desaprovação; não há competição, e sim cumplicidade. Amar é estar disponível para compreender os desejos, as fraquezas, os anseios, as perdas, as conquistas, enfim, as potencialidades e os limites do ser amado. Mas, acima de tudo, nunca se esqueça de que a pessoa mais importante para você é você mesma e tem o direito (e o dever) de ser feliz.
.
Do psiquiatra e psicoterapeuta EDUARDO FERREIRA SANTOS para a Revista Cláudia

Um comentário:

Blog do Beagle disse...

Que delicia de post! Obrigada. Bjkª. Elza

Related Posts with Thumbnails