27.11.08

Sítio Panamar

Ontem resolvemos fazer uma coisa diferente! O Joaquim tinha convidado, há tempos, para a gente visitar o "Sítio Panamar", porque conhecia a história do seu dono e idealizador, o Sr. Javier Valdés, Engenheiro Agrônomo, natural do Panamá e sabia que ele tinha um sítio, aberto para o turismo, em Monte Bonito - zona rural de Pelotas!
Foi uma bela surpresa! O lugar é lindo, bem cuidado, cheio de atrações! Vou transcrever, aqui, as impressões de Alice Islabão Lopes, para o site da Gassetur, porque constatei tudo o que ela disse:


Algo sobre o Monte Bonito, Javier Mendes e o Sítio Panamar
"Nesta história, Monte Bonito entra como cenário, situado a 24km do centro da cidade de Pelotas, um local com imenso patrimônio histórico, cultural e natural.
Já, Javier Méndez, há 37 anos entrou com um sonho, construir o seu paraíso terreno. Ele, engenheiro agrônomo, comprou em Monte Bonito, 30 hectares de terra, onde planejou e construiu tudo (o sítio) minuciosamente, desde a escolha do local onde as belas árvores seriam plantadas.
Foram 37 anos de dedicação, mas como dizem, "uma viagem de 1000km começa com o primeiro passo".
E o primeiro de muitos passos ele deu. Transformou os 30 hectares de terra na realização de seu sonho, o Sítio Panamar, onde dedica-se a preservação de um riquíssimo ambiente natural. No sítio encontramos criação de aves ornamentais e outros animais, trilhas, açude, lago, lancheria.
Seu Javier decidiu dividir conosco a realização de seu sonho e abriu à visitações, transformando-o em um empreendimento de seu turismo rural. Desde então só têm obtido merecido reconhecimento. As pessoas que conhecem se encantam e partem de lá com vontade de voltar e mostrar aos outros para que também tenham acesso as maravilhas do lugar. Com isso já obteve alguns prêmios, como o de Destaque em Turismo Rural e na Expointer 2002. Isso tudo é resultado de um esforço em fazer as coisas bem feitas e principalmente gostar do que se faz.
É importante ressaltar o empreendedorismo de seu Javier, que através de seu empreendimento incentiva e divulga o potencial da localidade, Monte Bonito e colônia em geral.
Em seu estabelecimento, há exposição de artesanato, vinhos, licores e compotas, produzidos na região. Ele realiza também cruzamento de algumas aves para melhorar a qualidade de produção, o qual ele incentiva alguns agricultores."

» » » Clique nas imagens, para ampliar!



"O Sítio Panamar, além de um local de lazer, é um lugar de aprendizado. Um exemplo disso, é uma horta ecológica cultivada por seu Javier, onde tanto crianças como adultos, podem ter o contato com os produtos in natura e/ou adquiri-los. Sem mencionar o prazer de saber que se está consumindo produtos de qualidade, sem agrotóxicos.
Ao conversar com seu Javier é possível perceber seu entusiasmo e sua visão sempre à frente, com planos de melhorias e incrementos ao Sítio e ao Monte Bonito e o orgulho de sua obra, o que não é para menos, pois feliz daquele que sonha e empenha-se para conseguir realizá-lo e 37 anos depois pode dizer que o esforço valeu a pena."



» Exposição de aves: As raças puras garantem o futuro do melhoramento da produçao de carne e ovos para a alimentação humana.
» Animais domésticos: Pôneis, vacas, cavalos e outros podem dar oportunidade às crianças e aos adultos de ter um contato mais próximo com a vida do campo.
» Trilha: Caminhos dentro dos bosques naturais que existem na propriedade.
» Horta ecológica: Onde se pode ver e adquirir alimentos naturais, sem agrotóxicos.
» Açude com churrasqueiras: Para passr o dia disfrutando da paisagem do açude com águas puras de vertentes naturais.
» Arroio: Por uma extensão de aproximadamente 800m pode-se apreciar o som do vento, da água e dos pássaros que juntos compõem uma bela melodia.
» Recreação e esportes: Para sentir momentos de diversão jogando nas quadras de futebol, volei e bocha.
» Artesanato: Exposição permanente de produtos feitos pelas da comunidade e arredores.
» Produtos rurais e lancheria: Para completar o passeio é possível saborear delícias típicas da região. Aos sábados e domingos com café colonial.



Uma coisa que não foi mencionada, mas achei da maior importância, é que o Sr. Javier disponibiliza, para as crianças, todo o tipo de brincadeiras que havia antigamente e que está sendo deixado de lado pelas crianças de hoje: biboquê, perna-de-pau, guia de roda, carrinho de lomba, bambolê, pula-corda, balanço, 5 Marias, sapata e muitos outros, que ele lembra e tem prazer de ensinar! A Kika e o Igor viraram crianças! O Joaquim também!


.

Rex, um pastor alemão de 11 meses, nos acompanhou em toda a trilha!

6 comentários:

Flávia Fayet disse...

Humm, seu passeio pelo visto foi ótimo hein? O lugar é lindo, adoraria fazer a trilha... acompanhada do Rex, é claro! Bjs

Beth/Lilás disse...

Oi, Ana!
Passando para deixar meu alôzinho diário, ainda não estou com o PC 100%.

Ihh, menina, adoro estes passeios no campo! Fazia muito isso quando morava na montanha, com meu filhote e marido. Ainda hoje, gosto de dscobrir lugares assim, ouvir os pássaros e me integrar com a natureza.

Este arroio que vc falou aí, deve ser lindo de ouvir e o melhor disso tudo é saber que por trás de tudo isso cuidado, tem alguém de alma boa e pensamento largo para que outras pessoas venham a se deliciar com isso também.

Lindo lugar para relaxar o espírito!
bjs cariocas

Eurípedes disse...

Ana,

Tudo muito bem descritim
Pormenores tin-tin por tin-tin
Sentí aqui bruma brisa
Do arroio assovio
Um canto longe de ave
Teria sido cotovia?
Tanto cherio bom um colosso
Outro ruim, horroroso
Será que a vaca comeu volumoso
E decompos mal o capim?
Eita cherim
re re re re re

Abraço perfumoso

Rosamaria disse...

Que lugar lindo, Anabacana!!!

Vcs recarregaram as energias!

Bjim.

Beth/Lilás disse...

Então, um lindo final de semana!

bjs cariocas

Denise disse...

Este lugar é lindo!! Fui um tempo atrás com meus alunos.. Simplesmente maravilhoso!!

Tô com saudades Ana da Roca que-fia-a-vida!!!

bju

Related Posts with Thumbnails