Eu pretendia falar sobre assunto, que virou mania, aqui: o asfalto nas ruas de Pelotas! Ninguém concorda sobre todos os aspectos e a polêmica é interminável! Antes de começar a escrever, decidi dar uma pesquisada. Achei tanta coisa que achei melhor só dar uma relação de links! Leiam, para se inteirar do assunto e opinar se as velhas ruas do centro histórico devem ou não, serem asfaltadas:
as pedras não rolam mais
"pelo menos, não as da Gonçalves Chaves, rua que faz parte do entorno histórico e compartilha beleza arquitetônica em suas margens. O asfalto cobre o que o tempo zelou, preenche as entranhas que respiram [respiravam] entre as pedras . sufoca . agride . alisa as rugas tão bem cultivadas.o investimento em restaurações de prédios históricos, em busca da conservação da memória, se transforma em gasto com piche, que tapa o passado em busca de falsos votos em ano eleitoral.o centro histórico é "modernizado" por um progresso arcaico . enquanto as perifeiras são barro , lama, esgoto aberto . e os políticos se vangloriam."
O asfalto da discórdia em Pelotas
"Obras de asfaltamento financiadas com R$ 24 milhões do Banco Mundial são temo de discussão entre eleitores e candidatos."
Asfalto enterra parte da história de Pelotas
"O asfaltamento desenfreado de ruas "históricas" de Pelotas vem causando preocupação em algumas pessoas. Um grupo de profissionais de várias áreas se reuniu na noite deste sábado para debater ações destinadas a impedir que os papalelepípedos centenários sejam sepultados pelo piche, sem critérios geográficos. E sem que o Plano Diretor esteja votado na Câmara de Vereadores. O caso promete desdobramentos na próxima semana, com a mobilização da sociedade e do poder público."
O Progresso, sua hora e seu preço.
"Em meio às discussões referentes ao asfalto colocado sobre algumas ruas calçadas no centro de Pelotas, alguns pontos surgem como que gritando entre as idéias mal fundamentadas dos dois lados da questão. A falta de planejamento da administração municipal, a desvalorização da cultura pelotense e o desconhecimento de sua história pelo povo em geral.
O trânsito na nossa cidade, com o volume de carros que possui, deveria ser bem mais tranqüilo; bastaria planejamento. As ruas a serem asfaltadas devem ser pensadas de modo a manter os importantes calçamentos centenários nas ruas em torno do centro histórico e desviar o grande movimento por ruas alternativas. Isso diminui os gastos com a manutenção de que a prefeitura reclama tanto."
ASFALTO
"Pelotas recebe asfalto nas ruas. A cidade fica mais ágil. O trânsito se dilui em artérias alternativas e as opções de trajetos se multiplicam. A cidade evolui."
Uma análise "sem paixões" sobre o tema do asfaltamento em oposição aos paralelepípedos
"Esperava-se, para uma intervenção dessa envergadura, uma discussão anterior e uma solução majoritária (considero o consenso impossível). Discutir e votar faz parte do convívio civilizado. O que não faz parte é avassalar as pessoas, oferecendo-lhes serviços ou benefícios que não pediram, mas que terão que custear a peso de impostos. Ou, pior, desmerecer os espaços comuns para, adiante, forçar soluções apressadas.
O aumento repentino de acidentes de trânsito justamente nessas ruas pavimentadas mostra que a sinalização – obrigatória, prevista na legislação de trânsito – ficou insuficiente e não foram tomadas medidas de prevenção."
ARTIGO: o embate calçamento x paralelepípedo
"...d) Os pavimentos asfálticos propiciam uma sensação de segurança, que se reflete em uma maior velocidade. Obviamente, aumentam as probabilidades de acidentes. Por este motivo, o que se faz na Europa hoje é justamente o contrário do que esta sendo feito em Pelotas. O pavimento asfáltico está sendo retirado para a colocação de paralelepipedos. São as chamadas ruas lentas, velocidade menor do que 30 km/hora (a vida é o mais importante)."
as pedras não rolam mais
"pelo menos, não as da Gonçalves Chaves, rua que faz parte do entorno histórico e compartilha beleza arquitetônica em suas margens. O asfalto cobre o que o tempo zelou, preenche as entranhas que respiram [respiravam] entre as pedras . sufoca . agride . alisa as rugas tão bem cultivadas.o investimento em restaurações de prédios históricos, em busca da conservação da memória, se transforma em gasto com piche, que tapa o passado em busca de falsos votos em ano eleitoral.o centro histórico é "modernizado" por um progresso arcaico . enquanto as perifeiras são barro , lama, esgoto aberto . e os políticos se vangloriam."
O asfalto da discórdia em Pelotas
"Obras de asfaltamento financiadas com R$ 24 milhões do Banco Mundial são temo de discussão entre eleitores e candidatos."
Asfalto enterra parte da história de Pelotas
"O asfaltamento desenfreado de ruas "históricas" de Pelotas vem causando preocupação em algumas pessoas. Um grupo de profissionais de várias áreas se reuniu na noite deste sábado para debater ações destinadas a impedir que os papalelepípedos centenários sejam sepultados pelo piche, sem critérios geográficos. E sem que o Plano Diretor esteja votado na Câmara de Vereadores. O caso promete desdobramentos na próxima semana, com a mobilização da sociedade e do poder público."
O Progresso, sua hora e seu preço.
"Em meio às discussões referentes ao asfalto colocado sobre algumas ruas calçadas no centro de Pelotas, alguns pontos surgem como que gritando entre as idéias mal fundamentadas dos dois lados da questão. A falta de planejamento da administração municipal, a desvalorização da cultura pelotense e o desconhecimento de sua história pelo povo em geral.
O trânsito na nossa cidade, com o volume de carros que possui, deveria ser bem mais tranqüilo; bastaria planejamento. As ruas a serem asfaltadas devem ser pensadas de modo a manter os importantes calçamentos centenários nas ruas em torno do centro histórico e desviar o grande movimento por ruas alternativas. Isso diminui os gastos com a manutenção de que a prefeitura reclama tanto."
ASFALTO
"Pelotas recebe asfalto nas ruas. A cidade fica mais ágil. O trânsito se dilui em artérias alternativas e as opções de trajetos se multiplicam. A cidade evolui."
Uma análise "sem paixões" sobre o tema do asfaltamento em oposição aos paralelepípedos
"Esperava-se, para uma intervenção dessa envergadura, uma discussão anterior e uma solução majoritária (considero o consenso impossível). Discutir e votar faz parte do convívio civilizado. O que não faz parte é avassalar as pessoas, oferecendo-lhes serviços ou benefícios que não pediram, mas que terão que custear a peso de impostos. Ou, pior, desmerecer os espaços comuns para, adiante, forçar soluções apressadas.
O aumento repentino de acidentes de trânsito justamente nessas ruas pavimentadas mostra que a sinalização – obrigatória, prevista na legislação de trânsito – ficou insuficiente e não foram tomadas medidas de prevenção."
ARTIGO: o embate calçamento x paralelepípedo
"...d) Os pavimentos asfálticos propiciam uma sensação de segurança, que se reflete em uma maior velocidade. Obviamente, aumentam as probabilidades de acidentes. Por este motivo, o que se faz na Europa hoje é justamente o contrário do que esta sendo feito em Pelotas. O pavimento asfáltico está sendo retirado para a colocação de paralelepipedos. São as chamadas ruas lentas, velocidade menor do que 30 km/hora (a vida é o mais importante)."
Fotos daqui.
A verdade é que nos acostumamos com um trânsito lento, durante as décadas de ruas esburacadas! E é inegável que o número de acidentes de trânsito aumentou em Pelotas! Quem trafega nas ruas asfaltadas tem exagerado na velocidade, principalmente se a rua é preferencial!
Estou especialmente tocada pelas notícias de acidentes, porque aconteceu um com a Lídia (graças a Deus apenas com danos materiais) na semana passada, justamente numa dessas ruas recentemente asfaltadas.
Não - ela não vinha em alta velocidade! Na verdade ela transitava em uma rua de paralelepípedos e parou, na preferencial. Não viu nenhum carro, então atravessou lentamente.
Ela conta que ouviu barulho de freios, viu um carro se aproximando e acelerou... nesse momento, levou um choque tão forte, que o nosso carro - que ela dirigia, virou em sentido contrário!
Foi um susto muito grande! Quem dirigia o outro carro, era um "noivo"! Um rapaz que ia casar dentro de duas ou três horas! Ele tentou frear: o sinal ficou no asfalto! Cerca de 25 metros de marcas de pneus ficaram desenhadas no chão! E também dá para ver nitidamente o círculo desenhado pelo nosso carro, sendo empurrado com força!
Tentamos "entender" o que aconteceu e concluímos que muitas coisas contribuíram: estava entardecendo, o carro dele é escuro, como o asfalto recém colocado, o farol estava desligado, ele vinha com pressa...
A Kika andava com a Carolina, filha do Joaquim e, felizmente, elas mantiveram a calma e tiveram muita sorte! Aliás, se a Kika não tivesse acelerado o carro, quando ouviu o barulho da freada, seria muito grave: a batida foi justamente na roda traseira, do lado do motorista, o que amorteceu o choque e "segurou" o impacto!
Tenho que agradecer - e muito, porque ninguém se machucou! E rezar para que a população se concientize das mudanças e não abuse da velocidade!
Estou especialmente tocada pelas notícias de acidentes, porque aconteceu um com a Lídia (graças a Deus apenas com danos materiais) na semana passada, justamente numa dessas ruas recentemente asfaltadas.
Não - ela não vinha em alta velocidade! Na verdade ela transitava em uma rua de paralelepípedos e parou, na preferencial. Não viu nenhum carro, então atravessou lentamente.
Ela conta que ouviu barulho de freios, viu um carro se aproximando e acelerou... nesse momento, levou um choque tão forte, que o nosso carro - que ela dirigia, virou em sentido contrário!
Foi um susto muito grande! Quem dirigia o outro carro, era um "noivo"! Um rapaz que ia casar dentro de duas ou três horas! Ele tentou frear: o sinal ficou no asfalto! Cerca de 25 metros de marcas de pneus ficaram desenhadas no chão! E também dá para ver nitidamente o círculo desenhado pelo nosso carro, sendo empurrado com força!
Tentamos "entender" o que aconteceu e concluímos que muitas coisas contribuíram: estava entardecendo, o carro dele é escuro, como o asfalto recém colocado, o farol estava desligado, ele vinha com pressa...
A Kika andava com a Carolina, filha do Joaquim e, felizmente, elas mantiveram a calma e tiveram muita sorte! Aliás, se a Kika não tivesse acelerado o carro, quando ouviu o barulho da freada, seria muito grave: a batida foi justamente na roda traseira, do lado do motorista, o que amorteceu o choque e "segurou" o impacto!
Tenho que agradecer - e muito, porque ninguém se machucou! E rezar para que a população se concientize das mudanças e não abuse da velocidade!
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