1.9.08

Imortalidade da alma

Fiz uma pesquisa superficial sobre o que há na Internet sobre vida depois da morte, reencarnação, mediunidade, incorporação... Tentativas de entender este universo desconhecido.


Imagem daqui
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"Reencarnação: quando o espírito volta a viver na Terra.
Até o século 4, a teoria era aceita pela Igreja Católica. Significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. "O princípio da reencarnação funda-se sobre a justiça divina e a revelação. Dessa forma, a lei de reencarnação elucida todas as anomalias e faz-nos compreender que Deus deixa sempre uma porta aberta ao arrependimento. E para isso, Deus, na sua infinita bondade, permite-nos encarnar tantas vezes quantas forem necessárias ao nosso aperfeiçoamento espiritual, utilizando-se deste e de outros orbes disseminados no espaço." (Kardec, 1984) Os cientistas estão começando a procurar essas respostas. Temos muito a ganhar com as pesquisas sobre os mistérios da mente e da alma; a continuação da vida após a morte e a influência das experiências de vidas passadas em nosso comportamento atual. As ramificações são ilimitadas principalmente nos campos da medicina, psiquiatria, teologia e filosofia. Há pesquisa cientifica rigorosa nesta área (TVP - Terapia de Vidas Passadas), contudo, está engatinhando. Existem progressos nas investigações, mas o processo é lento e esbarra na resistência de cientistas e leigos. Em toda a história, a humanidade tem resistido às mudanças e à aceitação de novas idéias. A tradição histórica está repleta de exemplos. Quando Galileu descobriu as luas de Júpiter, os astrônomos da época recusaram-se a aceitar, ou até a olhar esses satélites, porque a existência deles era incompatível com suas crenças. O mesmo acontece com psiquiatras e outros terapeutas, que se recusam a examinar e avaliar o número considerável de provas acerca da sobrevivência após a morte física e das lembranças de vidas passadas. Seus olhos permanecem firmemente cerrados.

"Allan Kardec, a base do espiritismo
O grande codificador do espiritismo nasceu em 1804 na cidade de Lyon, na França. Chamava-se Hippolyte-Léon Denizard Rivail. O pseudônimo Allan Kardec foi adotado por ele em 1857, pois esse teria sido seu nome numa vida anterior, quando vivia entre os celtas na Grã-Bretanha. Filho de uma família que dava muita importância à educação ­ seu pai era juiz ­, Hippolyte-Léon recebeu uma formação esmerada na Suíça. Em 1822, torna-se professor em Paris e depois dono de uma escola, levando uma vida modesta. Falava inglês e alemão, além do francês, e foi responsável por 21 publicações na área do ensino. Em 1854, interessou-se por fenômenos espíritas, que acompanhava como estudioso. Como educador, reuniu em livros as bases doutrinárias do espiritismo, que foram ditadas pelos próprios espíritos. Morreu em 1869. Seu túmulo é o mais visitado e florido do cemitério Père Lachaise, em Paris.

Chico Xavier, um brasileiro
O médium espírita mais amado do Brasil nasceu em 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Órfão de mãe aos 5 anos, teve uma vida difícil e fez apenas o antigo curso primário. Trabalhou num armazém e foi funcionário público até sua aposentadoria, em 1958. Em 1927, mostrou ser um grande médium já na primeira reunião espírita da qual participou. Essa capacidade foi comprovada nos mais de 400 livros deixados por ele. Seus guias espirituais mais famosos são Emmanuel, um antigo senador romano, André Luiz, um médico sanitarista nascido no Rio de Janeiro, e Humberto de Campos, escritor. Os direitos autorais de seus livros sustentaram e ainda hoje dão suporte a várias entidades filantrópicas. Chico tinha um humor invejável. Certa vez, contou em um programa de TV como os espíritos gozavam dele ao testemunhar seu medo durante as turbulências de avião, mesmo ele conhecendo tudo sobre o outro lado da vida. O médium morreu em 2002.

# Mediunidade: capacidade de ver, ouvir ou incorporar espíritos de mortos.
# Evolução espiritual: o espírito evolui para mundos mais elevados principalmente pela prática do amor e da caridade.

A mediunidade pode se manifestar sob diferentes formas:

VIDÊNCIA
A pessoa vê coisas que não podem ser percebidas pelo sentido natural da visão no ambiente em que está, no espaço (em um lugar onde ela não está fisicamente) ou no tempo (coisas que aconteceram ou vão acontecer). Pode ser chamada de clarividência, especialmente quando as imagens são muito nítidas.

AUDIÇÃO
A pessoa ouve vozes que não vêm do exterior ou que os outros não conseguem ouvir.

PSICOGRAFIA
O médium escreve textos ditados por espíritos. Pode se manifestar como escrita mecânica (escrita automática), semimecânica (o pensamento acompanha a escrita) ou intuitiva (o pensamento vem antes do ato de escrever).

PSICOPICTOGRAFIA
É a execução de quadros, que ocorre de forma similar à psicografia.

PSICOFONIA OU INCORPORAÇÃO
O espírito se comunica por intermédio de quem o recebe. Na maioria das vezes, o médium está consciente e transmite o pensamento que recebeu com as próprias palavras, mas ocorre também de adquirir a voz e os gestos do espírito.

Sinais precursores de experiências mediúnicas:
. Ter visões e sonhos cada vez mais perfeitos e claros
. Ouvir vozes, internas ou externas
. Sentir inchar os pés e as mãos
. Perceber ruídos que não são audíveis para os outros
. Sensações de torpor ou vertigem sem causa aparente
. Rigidez muscular
. Frio e arrepios repentinos
. Falta de ar
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Umbanda
Na
Umbanda nós não incorporamos Orixás e sim os falangeiros dos Orixás que são entidades evoluídas espiritualmente que vêem trabalhar nas giras de Umbanda.
Falanges: são agrupamentos de espíritos afins que possuem a mesma vibração.
São elas: pretos velhos, caboclos, exus, crianças, boiadeiros, ciganos, orientais e mestres que trabalham na cura."


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