25.2.08

Tristão e Isolda

"Adoro Romeu e Julieta - não a trágica peça do bardo inglês - embora,
de fato, a aprecie -, mas o doce. Goiabada com queijo Minas, embora qualquer um de sabor não muito acentuado possa ser usado: colonial, lanche, mussarela... A mistura do doce acentuado com a neutralidade do queijo. As cores criando um ritmo alternado sobre a mesa... bah! Adoro. Pois parte do meu Carnaval foi na Serra. Na volta, descendo pelas curvas repletas de plátanos da estrada de Nova Petrópolis, comprei um schmmier de figo numa daquelas bancas que os colonos armam nos acostamentos. Na geladeira de casa havia um bom camembert. Num acesso de inspiração, resolvi misturar o figo em pasta com a cremosidade do queijo francês. Só tenho uma coisa a dizer: me imitem! A vida toma um novo sentido quando a boca serve de leito para o casamento do figo com o camembert. Lembrei de Romeu e Julieta, casal trágico que batiza o enlace da goiabada com o queijo Minas. Aí lembrei de outra dupla igualmente trágica e voilà: tasquei o nome de Tristão e Isolda para a maravilha que enchia minha boca de sabores e sensações. É sério: provem!"
Bom... Eu fiz o caminho inverso do Vitor! Primeiro fui viciada em figada com queijo pra depois me apaixonar por goiabada com queijo! Heheheheh!
Só que o queijo era sempre lanche, Ibagé! Delicioso, macio, suave, cheio de buracos! (Nem conhecia estes camemberts, minas...) E a figada era feita em casa, em enormes tachos de cobre! Delícia ver preparar a "tachada", as bolhas se formando no doce, o perfume se espalhando no ar!
.
Experimentem Romeu e Julieta de Forno. Achei uma receita aqui, e acho que é a mesma que a Luciane (minha sobrinha) faz! Deliciosa!
.

4 comentários:

Marlowa disse...

Se visitar meu blog, encontrarás teu nome, pode ter certeza que para mim é uma alegria nomear-te!
com carinho

Ana disse...

Uauuuuu!

Obrigada, Marlowa!
Me senti honrada, lisonjeada!!
Admiro demais teu trabalho e a tua indicação me deixou feliz!

Grande beijo!

Rosamaria disse...

Ana

Não me aguentei e fui preparar um Romeu e Julieta pra nós. Cheguei lá e o Taba disse: o quê? de graça? sem pedir?
fiquei bem quieta, só disse que deu vontade, hehehe.

Mas que vou fazer aquela receita, vou. Me aguarde!

Figada com leite foi sempre a minha paixão. Cheguei a babar!

Bjão.

Ana disse...

A receita:

"Para fazer um pirex médio.
Uma goiabada grande cortada em tiras médias para forar o pirex, inclusive as laterais, 2 copos de requeijão, 2 latas de creme de leite e 3 ovos.

Bata o requeijão, o creme de leite e os ovos no liquidificador. Depois, jogue o creme por cima da goiabada que já está forradinha no pirex.

Leve ao forno por mais ou menos 50 minutos em banho-maria no forno médio ou até quando pegar uma corzinha em cima. Pronto!!!"

Related Posts with Thumbnails