30.1.07

Veleiros Saldanha da Gama


Fui conhecer o Veleiros Saldanha da Gama, às margens do Canal São Gonçalo, e descobri um "admirável mundo novo": caminhos pelas águas, trajetos, barcos, segredos de navegação, paisagens, aves, peixes, silêncio... É impressionante como morando há exatos 25 anos em Pelotas ignorava - ou não prestava atenção - a possibilidade de "viajar" pelo Canal São Gonçalo, Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim, Rio Jaguarão...

Pesquisando na Internet sobre estes estes trajetos descobri um site delicioso, o popa.com.br , onde tem a descrição cheia de detalhes de uma viagem (feita em 2003) de Porto Alegre, saindo do Guaíba até o interior do Uruguai.

Alguns trechos desta viagem:
"Navegamos bastante. Foram 3 finais de semana consecutivos, incluindo um feriadão. Mais de 600 milhas navegadas. Guaíba, Lagoa dos Patos, Canal São Gonçalo, Lagoa Mirim, Rio Jaguarão e Rio Cebollatí. Sem panes, sem acidentes, sem brigas. Um passeio animado, divertido, inesquecível. Conhecemos novas paisagens. Fizemos amigos. Ficamos mais experientes. Navegamos o Cebollatí dourado. Convivemos."
"Perdas: Vários capítulos de novela da Globo (argh!); festas barulhentas de aniversário de criança; idas a shopping centers; 3 missas de domingo; diversos jornais com as últimas notícias dos crimes e dos problemas políticos e econômicos..."

Outro link, sobre o restaurante do Veleiros: Bile Bovina. Ele dá uma super dica:
"Não tinha falado ainda de um bom restaurante de Pelotas que se chama Veleiros, e fica dentro do clube náutico Saldanha da Gama. Tem que seguir a Tiradentes até o final e dobrar à esquerda. Ele abre nas terças à noite e para almoço de sábado e domingo. Na terça não tem cardápio, apenas a sugestão do dia, que ontem era "Filé Oriental". Como já estive tempo demais no oriente e tenho uma vaga idéia de como deveria ser um filé oriental, eu pedi peixe. E o Paulinho, que é um mago, fez uma traíra empanada na mandioca com um molho de camarão da lagoa, acompanhado por batatas cozidas. Fantástico.(...) Nos dias com cardápio a la carte, recomendo o Linguado ao molho de camarão, fresquíssimo. O local é bem simples, com cadeiras de plástico, mas comer olhando a água já vale o passeio. Ah, sim, é baratíssimo..."

5 comentários:

Anônimo disse...

Também tenho sentido esta vontade de explorar a "vizinhança", Ana. Bom ver que você tem podido e tem se deliciado!

Beijo,

Vivien Morgato : disse...

Ana, vi no Lipe que era aniversário do seu blog: passei pra deixar um beijo.;0)

Thelma disse...

Ana, sou a 15000 visitante do teu blog. Parabéns!

vterapia disse...

Parabéns pela matéria do Saldanha da Gama. Infelizmente quase ninguém conhece o clube.Estive recentemente aí, com meu barco, é maravilhoso, e o mundo da "vela" é melhor ainda. Abraço
Paulo

www.confrariavelejadoresdalagoa.blogspot.com

O blog está apenas começando, mas dá para ter uma idéia

Dona Fernanda disse...

é realmente lindo mesmo, tenho umas fotos de lá que tenho vontade de mergulhar nelas e voltar no tempo. beijooos

Related Posts with Thumbnails