8.6.06

Respirar / Espreguiçar

Fotos tiradas pela Kika :)


Tenho reaprendido a respirar... Profundamente...
Logo ao acordar tomo consciência do meu corpo. Isso pode parecer banal, mas não para mim, que durante anos, ao acordar tinha consciência de tudo o que precisava e nenhuma do que desejava fazer! E aprendi a espreguiçar, longamente, cada parte do meu corpo. Mover os braços, para cima, tudo o que é possível. E as pernas, pés, dedos dos pés! Este movimentar vai me conectando com meu corpo e me fazendo sentir inteira. Outra coisa óbvia, mas não para mim, repito, que não percebia minha respiração e só lembrava de algumas partes do meu corpo quando sentia dor. Vinha sentindo dor nas costas e uma tensão absurda no pescoço. Então, mexer os ombros, movimentar a cabeça, alongar a coluna se revelou extremamente reconfortante, tenho me sentido mais flexível, meus movimentos mais fáceis e mais leves.
Li, em algum lugar, que quem se espreguiça imediatamente sente uma EX-preguiça! Que não há preguiça que resista uma boa espreguiçada! A sensação de bem-estar destas primeiras horas, se prolonga para o resto do dia.

"Passando da vida aquática intra-uterina, a primeira inspiração de ar marca o início de nossa vida. Essa deveria ser a primeira de milhares de respirações naturais e gostosas. Mas com o passar dos anos, os condicionamentos, a mudança da espontaneidade da infância para o comportamento contido do adulto, a história do corpo, seus acidentes, traumas, ou simplesmente seu abandono, largado na poltrona do aposentado hipo-ventilado. Tudo isso, e muito mais, muda nossa respiração natural e instintiva. Existe uma inteligência maravilhosa que pede socorro.
Respirar só pode ser correto quando o corpo volta a ter a flexibilidade de aceitar a respiração. Uma caixa torácica rígida como uma gaiola de ferro, uma coluna vertebral dura ou esquecida, um diafragma órfão e inativo, uma musculatura retraída, contraída, tranca o ser humano em uma armadura onde ‘respirar simplesmente’ se tornou impossível... É preciso amaciar as costas rígidas, alongar uma musculatura abdominal contraída e dura e criar as condições para uma respiração correta. "
Quem diz isto é Nicole Witek, yoga consultant, formada em yoga dinâmica, asthanga, yoga pré e pós natal, etc.

Sobre espreguiçar - ou alongar, li que foi criada, recentemente, uma técnica chamada Joyflexing: "A técnica é simples: alongar-se de forma natural e com prazer – exactamente como fazem os gatos. Então, sedentários assumidos, que se sentem mal só de pensar em fazer qualquer tipo de ginástica, agora não têm mais desculpas para deixar de estar em forma. O norte-americano Ray Johnson criou um método revolucionário de exercícios físicos baptizado de joyflexing, palavra que pode ser traduzida literalmente por «alongar com prazer».
O Joyflexing, na verdade, nasceu de forma curiosa, quando Ray Johnson observava o gato do vizinho deitado na relva e fez a seguinte pergunta: «Se o bichinho passa a maior parte do dia a dormir ou deitado, descansando, como faz para se manter em forma, sempre com os músculos tonificados e pronto para pular ou subir a árvores com incrível agilidade e rapidez?» A resposta desse segredo veio logo em seguida, quando o gato se levantou e começou a bocejar e a se espreguiçar exageradamente, esticando bastante as patas dianteiras para a frente. Ou seja, o bicho estava a fazer um exercício de alongamento, movido pelos seus instintos. Os próprios cientistas afirmam que os gatos (e os demais felinos) precisam de se espreguiçar, de tempos em tempos, para manter em forma as funções do corpo. Se os gatos não se alongarem várias vezes ao dia, os seus músculos atrofiam-se e o acúmulo de toxinas provoca doenças."


Simplesmente respirar e espreguiçar! Recomendo!
E é a minha cara! :)

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto está maravilhosa, AnaAmostrada!!!Linda mesmo e as dicas não ficam atrás.
Beijão

Luiz Felipe Botelho disse...

Fotos belas de fato. Quem tirou?
Tambem gostei muuuuuuuito das dicas - que encarei como lembretes. Andei me descuidando desses cuidados. Me exercitava com frequência, mas há três meses que fiquei só nas cerebralidades. Te agradeço, Ana! Grandes dicas! Grandes mesmo, sobretudo por serem simples e fáceis de começar a aplicar... JÁ!

Anônimo disse...

Ana,
Como praticante dos ensinamentos do Mestre De Rose,sei que respirar é tudo,é fundamental, é vida.E o mais importante é sentir o ar penetrando nos nossos pulmões lentamente e trazendo vida!Sempre que fizeres a respiração mentalize o bem que ele está te trazendo!E quando te espreguiçares sinta e mentalize os músculos.O resultado é fantástico!
Bjos

Related Posts with Thumbnails