11.5.06

Revistas & Revistas

Dois blogs que adoro, coincidentemente, falam, hoje, de duas revistas que acostumamos ler a vida inteira: a National Geographic e a Veja.
A Thelma comenta o prêmio espanhol recebido pela National Geographic, contando como ela "difunde os avanços científicos sobre o legado histórico, geográfico e artístico da humanidade e, desde a sua fundaçao, já financiou mais de 8 mil projetos".
A Márcia denuncia e alerta o conteúdo da Veja, chamando atenção sobre as suas capas e sobre o seu conteúdo publicitário, em deterimento do jornalismo. E diz: "antes que digam qualquer coisa, eu voto nulo. não sou lulista. sou jornalista. sei o que é jornalismo. sei o que é informação, o que é compromisso com a pluralidade e com a verdade. e, principalmente, sei a diferença entre jornalismo e publicidade. tanto sei, que cancelei minha assinatura".
Acho que está na hora, mesmo, de aprendermos a escolher. Com senso crítico, observando, ficando atentos. É nesse exercício diário, desde escolhas aparentemente simples, que aprenderemos um dia, quem sabe, a votar!
_______________________________________

Duas faces, um olhar
O rosto da afegã Sharbat Gula, fotografado por Steve McCurry, foi capa da revista americana National Geographic em 1984 e 18 anos depois. É uma imagem impressionante.

2 comentários:

Tania Velázquez disse...

Gostei muito do que a Márcia falou sobre o jornalismo e sobre votar nulo. Infelizmente estamos numa situação em que temos que acordar para a vida, porque o que estamos vivendo há muito tempo é um pesadelo!

As imagens são lindas e ao mesmo tempo impressionantes. Eu amo essa foto onde os olhos retratam o medo. Já na outra foto, parece que o olhar é de abnegação.
Eu li que ela não sabia que sua foto tinha feito tanto sucesso no mundo inteiro e que a National Geographic criou um fundo de caridade, com o objetivo de beneficiar mulheres afegãs.

Anônimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Related Posts with Thumbnails