31.5.06

Greve

No Diário Popular, de hoje:
"Cefet-RS entra em greve amanhã
Em assembléia realizada na tarde de ontem professores e servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RS) decidiram entrar em greve a partir de amanhã, dia 1º de junho. Assim os 4,2 mil alunos da instituição voltam a ficar sem aulas exatamente 177 dias depois de encerrada a última greve que durou 101 dias, entre agosto e novembro do ano passado. Aproximadamente 200 dos 472 professores e servidores do Cefet-RS participaram da assembléia de ontem. A decisão foi tomada por ampla maioria.O coordenador de ação do Sindicato Nacional dos Servidores em Educação Federal (Sinasefe) em Pelotas, Francisco Brongar, explicou que a decisão pela greve está diretamente atrelada ao não-posicionamento do governo federal com relação à publicação do decreto de lei que trata da implementação da segunda etapa da carreira para os técnicos-administrativos. "Outros pontos do acordo do ano passado avançaram, mas sobre este não houve qualquer sinalização do governo então não temos outra alternativa senão a greve", justificou."
Não sei se é porque vejo o outro lado da questão, já que meu filho estuda no Cefet e já perdeu um ano nesta brincadeira, mas fico pensando se não está havendo uma banalização da greve. E os professores, tão massacrados pelos seus baixos salários, estão começando a ser vistos como os vilões desta história em que todos saem perdendo.

4 comentários:

Zeca La-Rocca disse...

Lembro qndo estudávamos em Pelotas: eu na UFPel e o Italo fazia ETFPel, na época, além da Católica. Na Federal tinhamos greves intermináveis. Já na Escola Técnica, os prof falavam em fazer greve e prontamente eram atendidos em sua maioria de reivindicações. Eles tinham muita força politica, além da Escola ter os melhores laboratórios e a melhor infra-estrutura, mesmo em comparação as duas Universidades....

Anônimo disse...

Os profissionais da Educação não estão conseguindo nada com a greve, imagina se não fizerem-na?O problema é que faz-se um acordo, o qual só se é feito através da greve, e, mesmo assim, o governo Federal não o cumpre.
Se não houver greve para chamar a atenção da sociedade, a coisa desanda de vez, o sucateamento será bem maior e daqui a uns dias os servidores da educação estarão com uma cuia na mão. Problema de visão política ou interesse em não promover uma educação de qualidade? Fico com a 2a alternativa.

Luiz Felipe Botelho disse...

Tb fico com a segunda opção, Cidinha. Essa coisa de greve é cruel, pois é sinal de que algo está errado e pedindo diálogo, solução. O problema é que, em cada lado, sempre tem os que querem resolver e os que querem manipular e aí o diálogo nunca acontece (porque as condições não ficam claras! tem muito ruído daqui e dali, muita coisa escondida!) a confusão se estabelece e o lado 'mais fraco' sempre acaba tendo que baixar a cabeça e aceitar uma proposta no limite do desonroso. Falta foco nas discussões. O que está em jogo, de fato, acaba se diluindo na dança de interesses individuais não explicitados. To falando isso porque aqui tb tem greve e sinto os efeitos disso na pele. E tem um detalhe: inviabilizar o diálogo, transformar o espaço da discussão em caos também é uma técnica de enfraquecimento do processo de solução de um problema. Nem sempre a gente se dá conta disso e acaba perdendo o senso e colaborando - sem notar - para que nada mude.

Tania Velázquez disse...

***o lado 'mais fraco' sempre acaba tendo que baixar a cabeça e aceitar uma proposta no limite do desonroso. Falta foco nas discussões. O que está em jogo, de fato, acaba se diluindo na dança de interesses individuais não explicitados***

Colei o que o seu amigo Felipe escreveu, porque é o que acho que acontece realmente. Então pra não dizer a mesma coisa com outras palavras, resolvi COLAR MESMO!

Meu filho fez o CEFET e perdeu 1 ano com essas greves, mas nós entendemos que sem greves a engrenagem não anda. E a educação cada vez pior, os professores são desrespeitados, estão esgotados e, enquanto isso, alguém enche os bolsos por detrás dos panos, não é?

Related Posts with Thumbnails