"Lembro de meu pai contar que o Vô Sabino veio para o Brasil via Argentina, portanto não entrou no Brasil como imigrante e que veio junto com ele um primo que se estabeleceu em Bagé (família FICO).
Por acesso a documentos (que se extraviaram, infelizmente), sei que o Vô Sabino tinha propriedades em Salerno e Sanza (prov. de Nápoles), sendo, por analogia, esta sua origem.
Sei que seus pais se chamavam Antônio e Antônia.
Uma curiosidade: vocês sabiam que o vô Sabino não tinha sotaque nenhum? Pois é: dizem que falava e muito bem o português.
Meu pai conta também que ele não tinha irmãos e veio sozinho p o Brasil, mais ou menos aos 18 anos, e que quando seu pai falecera ele voltou a Itália e trouxe sua mãe para cá. Nunca ouvi nenhum de meus tios confirmarem esta história!
Eu nao conheci meus avós paternos, mas sei que o Vô Sabino era músico e tocava todos os instrumentos e ensinara a cada um dos dez filhos um instrumento. Tinham uma orquestra em casa, se reuniam todos os domingos para o tradicional almoço e depois sempre tocavam...
Sei que ele sobreviveu como alfaiate, e era muito bom alfaiate, assim como a Vó Rosinha era uma costureira de "mão cheia"...
Sei que era um pai carinhoso, mas muito severo!(Nossa, dava cada castigo!!!) "
Em pé: Carmem Sílvia, Roberto Antonio, Bayard, Rosamaria com o Flávio no colo, Olma, com a Sandra no colo e a Cláudia sentada na sua frente, Bóris Delabary, Rosângela, Bino, Cristina, Clarice, Rosane, Preto um pouco atrás, Rosa Ecilda, Eliana, Clorisa, Rejane, Táti, Nadege, Jorge e Fabian. Sentados: Eni, Luiz Fernando (Neco), Cadico, Chico, Cabeto, Glênio, Rogério, Antônio, Ítalo, Vaninha e o Allyrrio... O Zéca conta que não foi porque estava doente!
2 comentários:
Hummm, eu no teu blog? Q chic!!!
Disse a Rosa Clotilde q os mais importantes, queridos e lindos não foram na festa: eu e ela, hehe! Ainda estou investigando p descobrir os ainda não identificados. Acho q sentado ali na frente é o Neco do Tio Aldo...
e ao lado dele o Cadico da Olma.
Ana, bjosss
Como que tu não me reconheceu entre e Clô e a Rejane?
Bjos
Postar um comentário