12.2.06

satoleP

******

Moro em Pelotas, mas gosto mais de satoleP...

"Satolep é uma bela cidade, fria e úmida, situada no fim do fundo da América do Sul, às margens da Lagoa dos Patos. Suas ruas que avançam para um norte ou um oeste aproximados, terminam no campo; as que vão para um leste ou um sul, num mesmo lento e silencioso rio.
Os campos do oeste metamorfoseiam-se, aos poucos, num intrigante conjunto de morros que abriga pedras, cachoeiras e árvores frutíferas. Os campos do norte são grandes latifúndios que o asfalto das estradas federais costura. Atravessando o rio no sentido leste, chega-se ao areião de uma praia; no sentido sul, à uma planície radical.
A umidade de Satolep é a maior do mundo."

"O calçamento perfeito e o traçado rigoroso das ruas o excitaram pela manhã; à tarde, a delicadeza das fachadas contra o horizonte selvagem da planície o emocionou; quando escureceu, superfícies úmidas espelhadas numa geometria de sombras cambiantes puseram-no a imaginar e conceber tantas coisas que, embora falasse sem parar, não encontrava tempo de descrevê-las para mim."

"Satolep revelada na radicalidade dos ângulos retos; infalível como o relógio alemão na torre sobre o mercado; espalhando-se ao redor como um argumento inexorável."

(Trechos de Satolep, livro inédito de Vitor Ramil)

"No fundo, isso tudo é apenas o que o meu olho inventa: Satolep."

( Trecho de A Estética do Frio de Vitor Ramil)

Um comentário:

Eurípedes disse...

Ana

Palavras ditas
Com carinho
Tem movimento
Cor cheiro sabor
Satolep foi descrita
De forma aconchegante
Soa elegante brejeira
Inspirada em receita
Trufada caramelizada
Defumada
Adocidada bicolor

Abraço condimentado

Related Posts with Thumbnails