30.9.19

Regras de uso de aplicativos de mensagem

Por Mentor Neto


"Aplicativos de mensagem.
Precisamos falar sobre isso.
Estou falando de WhatsApp, SMS, Messenger, Telegram etc.
Tem que organizar essa bagunça.
Como as pessoas são, via de regra, sem noção, é fundamental que alguém estabeleça de uma vez por todas o que pode e o que não pode.
Eu sou esse alguém.
Envio, a seguir, 10 regras de uso dos aplicativos de mensagem que devem ser seguidas a risca, sob pena de ter seu celular clonado por um pedófilo e entregue à polícia federal.
Vamos a elas:

Regras de uso de aplicativos de mensagem:

1. Fica terminantemente proibido o envio de mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite para grupos. Essas mensagens devem se restringir a conversações privadas. Essa regra vale para mensagens religiosas, efemérides, estações do ano etc.
Mensagem com por do sol passa a ser crime inafiançável.
1.a. Só é permitido adicionar alguém num grupo após e tão somente após a mesma ter sido consultada e ter concordado em ser adicionada

2. Não é mais permitido mandar joinha ou joião em resposta a qualquer mensagem, seja pessoal ou grupo. Ao longo dos séculos os humanos desenvolveram um código chamado alfabeto para se comunicar. Não somos selvagens para nos comunicar por garatujas.

3. Em continuidade à regra anterior, recomenda-se moderação no uso de emoticons e emojis. Coração pode, porque é fofo. Mas só o vermelho. Coração preto é coisa de hipster.

4. Na falta do necessário sinal de ironia em nosso léxico, a onomatopéia do riso pode ser utilizada com moderação. Dentre as risadas aceitas, a principal é o "hahaha", onde o número de "has" equivale à intensidade. "kkk" também é aceito, mas indica preguiça. Um sorriso maroto pode ser "rs" ou "hehehe". Qualquer outra manifestação deve ser evitada. "huahuahua" é block na hora.

5. Os diálogos pessoais devem começar sempre por "você está aí?" ou "taí?" ou "pode falar?" e pronto. Enquanto não houver resposta fica terminantemente proibido mandar uma segunda mensagem. Serial Messengers serão enviados para o abate.
5.a. Cada ballon deve equivaler a um parágrafo. Evitar
utilizar um ballon por palavra. Isso é chato.
5.b. Antes de enviar uma mensagem de voz, pergunte se o sujeito pode escutar. Ao contrário de você, nem todo mundo vive isolado numa caverna.
5.c. Se sua mensagem de voz tiver mais do que 30 segundos, considere escrever. Ou usar outro meio de comunicação como a ligação telefônica.

6. Regra Sagrada: não é porque leu que precisa responder na hora. Imprima isso e cole no celular. Não é porque deu tiquezinho azul, "lido", "read" ou afins que o sujeito precisa responder na hora.

7. Em continuidade à regra anterior, quando o sujeito responder, fica terminantemente proibido contrangê-lo com um "porra, finalmente, hein?" ou "caceta...demorou!" ou "nossa...que vácuo!" e por aí vai. Para conter a ansiedade de quem envia a mensagem inicial, a Sociedade de Psiquiatria Americana recomenda repetir o mantra: "meu amigo tem uma vida fora do celular. meu amigo tem uma vida fora do celular. meu amigo tem uma vida fora do celular."

8. Fica proibido falar de religião, futebol ou política em grupos que não tenham essa finalidade específica. Em caso de reincidência, o usuário terá seus direitos suspensos e passará a receber apenas fotos de gatinho por três meses.

9. Todo mundo sabe que o primo, o tio, o cunhado que mora longe sempre se sente no direito de falar umas verdades, porque não precisa encarar almoços de domingo. Isso cria cisões familiares definitivas. Ficam, portanto, proibidos os grupos de família que incluam gente que não more sob o mesmo teto.

10. Antes de repassar qualquer link de notícia bombástica, torna-se obrigatório consultar a data em que foi publicada.
O envio de qualquer vídeo que contenha a introdução "Olha o que a Globo não mostra" ou "O Congresso não quer que você veja isso e mandou tirar do YouTube" resultará em multa de 15 salários mínimos.

Grato,
A Gerência."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails