30.12.11

Que venham os novos tempos!

.
Legenda da foto? "Cara e Coragem". E cabelo molhado... Rssssss...

Pois é... 2011 terminando, pensei em fazer um balanço: ganhei alguns quilos, perdi algumas ilusões, adiei muitas coisas, realizei outras, tantas.
O que marcou mais? Foi constatar que a idade pesa!
Traz coisas boas, claro, mas não é tarefa fácil ver a ação da gravidade no próprio corpo, os cabelos brancos surgindo, as rugas sinalizando que o tempo é implacável. Muda o metabolismo, eu acho, e tem sido difícil perder uma única grama. Não estou falando sobre tudo isso por pura vaidade ou futilidade, mas porque é realmente duro envelhecer e preciso aprender a lidar com isso! Hahahah!
.
Acontece, também, que envelhecemos muito mais por fora do que por dentro e este descompasso precisa ser reconhecido e assimilado.
Tenho evitado a me olhar no espelho e fico injuriada quando me vejo nas fotografias. Então tenho dois caminhos: ou tento mudar o que me incomoda ou me aceito assim, do jeitinho que estou. O último pode ser mais cômodo, mas acho que é o mais difícil... Não sei como vai ser.
.
Talvez eu deva envelhecer sob protesto! Lutando contra os sinais da idade na tentativa de manter a mente lúcida e o senso crítico em alerta - pero no mucho. Melhor ser uma velhinha levemente ridícula e animada do que uma anciã  queixosa e cheia de dores e achaques! Socorroooo!
.
Virar avó foi definitivo e tem sido uma experiência única. Puro encantamento e exercício de desapego. Posso me apaixonar, curtir, beijar, admirar. Ponto. Mais que isso é ingerência numa história que não me compete! Rsssss...
.
Ainda tenho as dúvidas que trouxe da adolescência. Ainda me pego sonhando além da conta. Ainda quero viver um grande amor, ainda faço planos miraboltantes para um futuro longínquo.
Mas não consigo mudar velhos hábitos, incluir caminhadas e exercícios, na minha rotina, rever minha alimentação, cuidar da minha saúde. A menopausa deve estar chegando, embora eu ainda sofra com tpm.
É tudo muito confuso e misturado. Me sinto desamparada, às vezes. Em outras, poderosa e dona do meu nariz - finalmente!
.
Bem, poderia  me alongar indefinidamente sobre tudo isso. Mas acho que seria enfadonho e não acrescentaria muito... Rssss...
Então é isso que me proponho em 2011: encarar os fatos, tentar viver bem e não adiar mais nada.  E manter o bom humor, claro!
Se quiserem me acompanhar, vou adorar!
Feliz 2012!

6 comentários:

Lúcia Soares disse...

Ana, é envelhecer ou morrer jovem...Dura realidade! rsrs
Concordo com você quando diz que envelhecemos fisicamente mas mentalmente pode ser que continuemos jovens , não significando imaturidade, mas realmente como queremos ver o mundo, com leveza, com alegrias desmedidas, sem censuras em demasia.
Apesar de estar na 3ª década dos "enta", ainda guardo em mim uma jovialidade que se reflete no rosto. Não envelheço muito nele, embora o corpo lute contra o peso e a flacidez...rsrsr Cabelos brancos, tenho dessde jovem, então não é somente uma questão de idade.
Enfim, encaro com calma o envelhecimento, só desejando muita saúde e lucidez para continuar na vida.
Beijo e juntas em 2012, firmes e fortes!

Beth/Lilás disse...

Ana!
Este é o momento que todas nós paramos e refletimos de verdade sobre nós mesmas. No final tudo dá certo, porque você, como eu e algumas outras, terminam o texto como tem que ser na vida, com bom humor. Nada envelhece mais uma mulher do que a falta do sorriso nos lábios e isso você tem sempre.
Que 2012 lhe traga muita saúde para curtir os melhores momentos que estão por vir!
Feliz 2012!
beijos, mil, cariocas

Rosamaria disse...

Anabacana, a Lúcia e a Beth, além de ti, disseram tudo o que eu penso e sinto.
O importante é termos os pés no chão, e a cabeça a mil!
Bjão e tudibom em 2012.

Rosamaria disse...

Cara lavada, cabelo molhado mas de brincos. Amei!

Anônimo disse...

Ana, esse seu post me disse tanto... Obrigada, viu, obrigada.
=oP

Bia (Desperate Housewife)

Ronise Vilela disse...

Eu sempre, sempre achei o ato do envelhecimento (do ponto de vista celular mesmo)uma das maiores injustiça da Humanidade. E quando você escreve "Talvez eu deva envelhecer sob protesto! Lutando contra os sinais da idade na tentativa de manter a mente lúcida e o senso crítico em alerta" me dá uma esperança sabe.
Aos 42 anos, ainda vivo desventuras de quando era adolescente, e não tem nada com imaturidade, uma filha de 4 anos e meio e precisando de gás. Entretanto, a vontade de viver move. E muito!
Post lindo!

Related Posts with Thumbnails