24.4.09

Tricô feito a mão



Eu a-do-ro uma loja que tem, aqui em Pelotas, com roupas feitas artesanalmente, com o maior bom gosto! Sempre que posso, compro minhas roupas lá. É a "By Consuelo Ferreira".
Outro dia comprei esta "gola", da foto. Ela deve ser usada sobre básicas de lã, mas, na hora de fotografar, experimentei sobre a pele e achei bem bacana! (Na verdade fui lá para comprar um presente para uma amiga, que estava de aniversário, e comprei uma dessas para ela e outra para mim!!)
Hoje fui para a internet, pesquisar se a loja tinha um site, porque fiquei com vontade de falar sobre ela, aqui no blog, mas não encontrei. De qualquer forma, acabei encontrando uma matéria bem completa, no Diário Popular (uma pena que não tenham fotos, porque as peças são lindas!):

"Do fitness à Fenit
Durante oito anos Consuelo, que é diplomada em Educação Física, deu aula na própria academia em Canguçu, onde também funcionava uma lojinha que abastecia as alunas de malhas e roupas afins. As viagens para fazer estoque aumentaram gradativamente assim como as encomendas de peças tricotadas pela professora. “Elas me viam vestida com um casaco e pediam igual”, lembra.
Para dar conta do recado, Consuelo contratou uma equipe de dez tricoteiras que copiavam suas peças sob medida. A cada saída, além de comprar malhas, Consuelo passou a se interessar por fios. A equipe ganhou mais 20 tricoteiras e a professora resolveu expor sua pequena produção em uma feira em Porto Alegre. “Houve um momento em que tive de fazer uma opção. Não dava mais para conciliar academia, loja e ateliê. Fiquei com o tricô”, relata.
No Vitrine Sul, uma diretora da Fenit conheceu seu trabalho e a convidou para compor a nova geração de criadores de moda que o evento paulista costuma lançar. Durante quatro anos, a etiqueta Consuelo Ferreira pôde ser vista no espaço SIM da Fenit. “Tive muita sorte”, reconhece. E foi justamente lá que aconteceu o primeiro contato com os importadores (ela exporta para Estados Unidos - Dallas e Nova Iorque - Canadá e Austrália). “Em questão de um ano, minha produção triplicou”, revela.

Rainha da franja
Hoje a confecção de Consuelo vai muito bem, obrigada. Além das 80 tricoteiras que trabalham em suas próprias residências, outras seis funcionárias respondem pela finalização das peças no ateliê. “Aqui, costuramos os apliques, colocamos as franjas, bordamos, enfim fazemos os arremates”, descreve.
A equipe trabalha de janeiro a janeiro para vencer os pedidos. No inverno elas tricotam lã - mais de 50 tipos de fios - e no verão: fitas e linhas mais leves.
Não seria mais fácil automatizar o processo? Nem pensar! E motivos não faltam: o ateliê gera o ganha-pão de várias famílias em Canguçu, resgata técnicas de tricô esquecidas e ainda confere identidade única à marca. O diferencial das peças By Consuelo Ferreira é o apelo artesanal com a qualidade industrial. O acabamento - frente e verso - impressiona assim como a uniformidade do tricô. “A qualidade é a nossa bandeira.”
O estilo da empresária e criadora das peças está estampado em cada produto que leva sua etiqueta. “Gosto de misturar cores alegres, embora os tons terrosos sejam os campeões de pedidos”, diz. Contente com a onda artesanal que conquistou os estilistas do mundo inteiro, Consuelo aproveita para requintar seus blusões e jacards com pespontos, miçangas, crochê, canutilhos e aplicações. “Sou a rainha da franja.” Só vendo para crer."

15 comentários:

Adriana disse...

Oi Ana, eu tbm adoro blusões feitos a mão, sei fazer o básico do trico, sempre fiz os meus blusões e os das minhas filhas.
Adorei o comentário.Não conheço essa loja, onde fica?
Beijinhos!

Dolores Medeiros disse...

Querida, sou apenas uma principiante!!Um dos motivos que tive para criar o meu blog foi acompanhar o seu.
Achei tão delicioso ter um espaço assim!!!
Seu blog é maravilhoso,delicioso e eu ainda chego lá!!!rsrs
Um grande beijo!

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isa disse...

amei!
onde é esta loja?
beijos!

Ana disse...

Oi, Adri!
Bom saber que também moras em Pelotas! Precisamos nos conhecer!
Eu moro no Obelisco, Areal.
A loja fica na Galeria Zabaleta, do lado da Rua Anchieta!
Beijos!!

Ana disse...

Dolores!
Que bom! Fico feliz de ter servido de inspiração e te asseguro que é um belo exercício, isto de blogar!!
Espero que te divirtas muito e que possamos estar mais próximas, daqui pra frente!
Sei que vou adorar te ler!
Um beijo enorme!!

Ana disse...

Isa Querida!
Na Zabaleta!!
Vai lá e depois me conta o que achou!!
Beijoo!

Bia, Desperate Housewife disse...

Linda essa gola, de muito bom gosto!...Bjosss

Rosamaria disse...

Amei!!!!

E também amei saber que tem mais gente que começa a blogar pra seguir o teu, como eu.
A Dolores Medeiros fez muito bem eu vou lá dar força pra ela.

Bjim.

Rosamaria disse...

Não encontrei o blog da Dolores, mas deixo dito pra ela que tu és o máximo, deve ser seguida sempre e que ela vai ficar muito feliz em blogar. Pra mim fez um bem incalculável.
Bjim pras duas.

Beth/Lilás disse...

Uau! Adoro coisas feitas à mão e principalmente de inverno.
Linda!
bjs cariocas

Unknown disse...

oi moro em curitiba e gostaria de saber onde posso encontrar as peças de by consuelo ferreira q ao lindas
obrigada

Unknown disse...

sou fã de tricô a mão, faço muito. Adoro inventar modas, misturar fios. Gostaria muito de ver uns trabalhos de Consuelo Ferreira. Com certeza se morasse perto trabalharia com esta turma.Faço mas não consigo passar adiante, estou morando numa praia completamente isolada. ( por favor pode me responder neste e-mail....marlisell@hotmail.com)obrigada

Ana disse...

Oi, Marlise!
Mandei o contato da loja para teu email!
beijos!

Anônimo disse...

oi Ana por incrivel que pareça moro em Pelotas enão conheço a loja Consuelo Ferreira, adoro tricotar e crochetar, mas não sei vender, vou ver se consigo me juntar as tricoteiras dela, vc pode me passar o contato da loja? meu email. mcvaghetti@hotmail.com. bj, Maria, a mesma das fotos do solar assombrado :D

Related Posts with Thumbnails