18.4.09

Velhice

Estava lendo os blogs, hoje, quando me senti impactada pelas palavras duras e verdadeiras da Maristela, da Clínica da Palavra, sobre a velhice:


"Não é bonito ou fácil envelhecer - esta é minha posição a respeito.
Vejo meus pais, meus tios, muitos de meus afetos indo em direção ao que poeticamente eu poderia chamar de ocaso da vida e acho triste.
Não me sinto alegre quando vejo que as costas doem por qualquer motivo (não me falem em falta de ginástica, ou de atividade física, pois faço todo o serviço da casa sozinha sem ter nem mesmo diarista e caminho quilômetros com os cachorros, diariamente!!!!!) , um joanete está me matando de tanto empurrar o dedão para o lado, mais de 30 minutos no computador me dão fincadas na cervical, não leio mais nada sem óculos etc e tal.
Tampouco acho maravilhoso que meus cabelos brancos (grisalhos, ainda) cresçam cada vez mais rápido, num vigor que nunca mostraram quando eu tinha 20 anos.
Envelhecer, do ponto de vista físico, não traz vantagem nenhuma. E que atire a primeira flor quem me der uma razão real para que se afirme o contrário.
Pode-se falar em experiências vividas, em maior capacidade de entender a vida, até em mais paciência (nem sempre, nem sempre) e outras questões filosóficas e emocionais. Mas é só este o lado belo da velhice. Ou alguém acha que a possibilidade de ter de usar fraldão é algo bom demais?" (Post completo aqui.)
Sei que ela tá certa e tento não pensar no assunto, mas não consigo esquecer.
Quero muito ser uma velhinha saudável e antenada, mas não faço, na prática, nada para que seja assim. Sou sedentária, acomodada...
Como as coisas nunca vêm sozinhas, abro um site de arte, indicação da Ângela Almeida, e me deparo com estas imagens da nudez plácida e suave de velhas senhoras, com suas rugas e seu corpo marcado pela idade.
Oh, céus! Definitivamente não dá para fingir que somos eternos ou seremos eternamente jovens. A questão é como viver bem esta fase misteriosa da nossa decadência... Mais: a questão é como viver da melhor forma "agora"!

QUIETUD / Rocío Verdejo


"QUIETUD plantea la asociación entre inmovilidad y bienestar mediante una serie de nueve imágenes de mujeres semidesnudas y sumergidas en aguas estancadas, enmarcadas en paisajes de desoladora belleza y atmósfera decadente. Esta exposición es una producción de Iniciarte y del Centro Andaluz de la Fotografía, coordinada por El Fotómata."

4 comentários:

Lúcia Soares disse...

Envelhecer ou morrer. São as duas opções. Eu prefiro envelhecer, né? Fácil não é. Não me importo nem um pouco com as marcas do tempo, no rosto, no corpo todo. Sinto-me bem, forte, saudável, e isso me basta.Com a idade vem a limitção física, mas o emocional já fica melhor, a gente consegue evitar tanta coisa que antes nos incomodava!O negócio é não ter medo e seguir em frente, na luta. Vale a pena, acho.

Beth/Lilás disse...

Nossa! Quando resolvi comentar ia falar mais ou menos isso que a Lúcia falou, ou melhor, comentou, que é viver ou morrer. Para se manter jovem o negócio é morrer antes de envelhecer e eu queeeeeeeeeero muuuuuuuuuito viver!
Só não quero ficar dependente de ninguém para fazer minhas coisinhas, isso seria terrível. Outra coisa é manter a mente trabalhando e não 'empacar' em certos dogmas, certas atitudes, renovar sempre, aprender com os jovens e amar a natureza e os que vivem nela. Assim sendo, pode vir velhice que eu te enfrento!
bjs cariocas

Ana disse...

Lucia e Beth!

Acabei de lembrar de um conceito de velhice que é perfeito e que eu já tinha publicado aqui, no Roccana! É mais ou menos assim:

"Velhice é olhar apenas para dentro. Para o próprio umbigo. Observar ápenas o próprio corpo. Esquecer do mundo, lá fora, e das outras pessoas. É só pedir e esperar.
Quem continua observando o mundo com generosidade e encantamento, não envelhece nunca!"

Então vamos tratar de ser jovens!!!

Beijooo!

Rosamaria disse...

To com voces, gurias! Vamos levando da melhor maneira possivel.
Como a Beth, nao quero ficar dependendo dos outros, ja me aconteceu quando quebrei o pe e e muuuito ruim.
Vamos aproveitar cada dia.
Bjim

Related Posts with Thumbnails