20.6.08

Com que roupa?



Tô envolvida com algumas questões de... etiqueta, vestuário e temperatura!!
O que vestir numa festa de aniversário muito chique, num clube, à noite, com este friooo?
Ou, como li no blog "Oficina de Estilo", como descobrir "a sacada de se vestir pra festa no frio, conseguir se aquecer e ainda continuar linda, incrível"?!

Daí que fui dar uma olhada nos blogs de moda e cheguei a algumas respostas que vou dividir com minhas amigas aqui!!

1º) Sandália com meia pode?
"Pode, podia e continua podendo. Meias escuras, meias opacas coloridas, ficam muito bem com sandálias, com botas e até mesmo com os sapatos sociais, tipo escarpins. Uma roupa preta fica muito interessante quando usada com sapatos pretos e uma meia cor de berinjela, por exemplo." (Glória Kalil / Meias verdades)
"Usar sapato fechado com meia-calça no inverno é básico, fácil e todo mundo sabe fazer. Agora, quando o assunto é sandália ou sapato aberto, pode parecer complicado mas, com umas regrinhas básicas, você vai ver que não é tão complicado assim.(All My Fashion)
"Sapatos super delicados, sandálias com tiras finíssimas ou saltos finíssimos ficam mais legais com meias finas. Mais: se meia e sapatos têm tonalidades parecidas, que não contrastam, o look fica mais elegante e as pernas parecem mais alongadas." (Oficina de Estilo)"

2º) Como não passar frio?
"Festa black tie no inverno no Brasil é um desafio de proporções hercúleas. Vale a pena fazer um xale ou casaco de acordo com o vestido que você for encomendar. Se for usar pele (politicamente incorreto) tem que ser incrível, e tem que combinar com o estilo do vestido. Pelúcia está completamente fora de cogitação. Pelerine é um acessório muito difícil, porque achata a silhueta e, de novo, tem que combinar com a roupa.
Agora, se você não tem nenhum casaco, pelerine, estola ou pashmina que combine, por favor, passe frio mas não tente improvisar nada."
(Julia Petit)

3º) E os vestidos de festas? Como devem ser?
"Decotes: Quem disse que não pode usar decote no inverno? Nesse está liberado e com vários tipos, pode ser tomara-que caia, um ombro só, isso, principalmente, em vestidos de festa." (Blog das Gurias)
"A pessoa elegante se veste conforme a estação e não conforme a temperatura.
Sim, sim, eu sei que os vestidos de festa não a mínima para essa regra.
Sim, sim, eu já tentei – em vão – achar um bom vestido de inverno, em veludo, com mangas longas, para uma cliente que tinha um casamento na serra no mês mais frio do ano. Pois é, vestido de festa de veludo existe, mas é tomara-que-caia e tem uma fenda que começa na virilha. Então a solução é recorrer aos agasalhos, das estolas aos casacões. Mas, aviso, a coisa não é tão simples." Continua... (Lutti)

4º) Sobreposições. Como não errar?
"Você pode usar seu vestido de primavera/verão e conjugá-lo com um casaco mais quente. É só usar a criatividade, fazer mil e uma sobreposições e fazer seu próprio estilo."(Luxos e Luxos)

# Casacos: de tecido de lã, de tricô feito com lã grossa com aspecto de feito a mão (handmade), misturado a peles sintéticas, couro, fitas, e outros materiais. E casacos de pele (sintética) estão presentes e quase todas as coleções.
# Vestidos: No sul do Brasil sempre se ouve dizer que o inverno é cinzento. Em 2008, o inverno será cinzento no que diz respeito aos vestidos. Eles aparecem do simples aos muito elaborados, com mistura de materiais, texturas, acabamentos diferenciados. O comprimento varia de acordo com o estilo de cada marca. Mesmo para o inverno, alguns vestidos ainda são muito curtos, em geral, usados com legging, meias grossas e “ankle boots”, botas na altura do tornozelo. Destaque para os vestidos com silhueta longe línea bem ao estilo dos anos 30. Formas retas e marcadas na cintura.
# Calças: skinny, reta, leggings, combinando tanto com as botas quanto com os sapatos e as sandálias. As pantalonas, as calças capri e as de corte reto e continuam a desfilar no inverno. Importante observar a altura da cintura, tanto para calças quanto para as saias.

Alternativa de Vestidos de Festa:
"Que nesses dias de ventinho gelado quem tem festa tá tendo que se virar pra sair linda na foto e conseguir conversar sem bater o queixo, né? Pois eu e a Cris sempre curtimos a combinação power saia + tricô ou camisa. Miuccia Prada usa, a rainha Rânia usa, Carolina Herrera usa e todas ficam incríveis sempre.
É assim: tem que achar aquela saia incrível, tipo de princesa. Num tecido super sofisticado, ou bordada, ou com brilhos, ou com renda, ou com camadas de tule por baixo…. em "A" ou mais rodada mesmo (adoro!). E aí tem que achar um tricô fino, num fio natural e elegante, ajustadinho (sem grudar na pele), em cor semelhante à da saia ou outra que ainda harmonize.
Dá pra fazer com saia cuta também, e dá pra coordenar com suéter, com cardigan (aberto com regata por baixo ou fechadinho!) e com camisa de botão.
O resultado? Você incrível e quentinha, super original e linda na foto!"

Moral da história?
Vou usar um vestido que comprei-porque-adorei-e-nunca-usei, com sandália+meias e uma pelerine de lã bem quentinha - artesanato "made in Lavras" no mesmo tom do vestido.
Acho que não vou passar frio!! :)

5 comentários:

isa disse...

oi, ana!
que boas informações para este friozão...
eu tenho o aniversario do paulo na semana que vem, um recital de formatura e mais uma outra formatura... e nem tinha pensado ainda neste problema...
ontem teve concerto, de aniversario da dona amelia, bandoneonista, fazendo 80 anos, e coloquei uma saia pelo joelho, com botas e uma blusa transpassada com manga comprida.
mas adorei a tua pesquisa, e tuas dicas!
beijos!

isa disse...

qual o endereço do blog oficina de estilo?

Toninho Moura disse...

Hum..., legal!

Kristal disse...

Coloca a sua fotinho na festa, Ana !

Rosamaria disse...

Agora já sei onde pesquisar qdo tiver uma festa. Ainda mais que estavas lindona nos 15 anos da menina.
Eu tô completamente por fora da moda, qualquer coisa consulto a Pati, minha personal stilist, hehehe.
Bjim.

Related Posts with Thumbnails