19.5.08

O Tempo

Muitos posts sobre a passagem do tempo, para a gente aprender (?!) a lidar com as perdas, a velhice, as mudanças...

"Levou minha adolescência, meus sonhos, minhas ilusões de que o tempo ia levar tempo para deixar meu cabelo branco, minha pele cheia de rugas e meus pais tão velhinhos."
.
A arte de se reinventar - Marta Souza Costa
"O desinteresse pelo novo chega devagar, razão pela qual demora a ser percebido como sintoma de velhice. Primeiro, o assunto dos outros deixa de interessar, depois as atividades e os lugares perdem toda a graça, então a pessoa vai se fechando no seu mundo interior, desinteressada do que ocorre à volta."
.
"Os sinais que precisamos tirar o pé do acelerador começam a aparecer. A capacidade de aprender diminui; as condições físicas são mais sensíveis; a textura da pele muda; aparecem dores em locais inusitados e do nada... Do meu modesto ponto de vista, temos obrigação de saber envelhecer."

"A vida é o fio do tempo
A morte o fim do novelo"

.
(Desenredo, de Caymmi e Paulo César Pinheiro)

6 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Cheirava o vento, a tempestuosa aragem,
estava ele só, com seu cachimbo velho,
tão antigo como o vinco das rugas,
cicatrizes do tempo, da incessante faina,

isa disse...

hum, que post tão lindo! adorei! beijos!

Rosamaria disse...

Ana

O dia em que li o post da Maristela começou a cair a ficha. Fiquei pra baixo, pensando o que meus fihos ainda têm que passar conosco. Por um lado foi bom. Me acordei. Mas tenho certeza que eles vão nos tratar tão bem como eu tratei minha mãe.

Amei o que tuas amigas escreveram!

Bjim

Toninho Moura disse...

Não entendo a razão de nos preocuparmos tanto com o tempo.
Ele é o veículo sobre o qual existimos, e a sua passagem é a nossa existência.
Parar o tempo significa parar a vida.
Tentar driblar a passagem do tempo é perdê-lo.
Lamentar que o tempo passa é queixar-se de estar vivo.

"Tempo, tempo, tempo, mano velho, falta um pouco ainda eu sei..."

Blog do Beagle disse...

Ana, o animal homem é o único que sabe que vai morrer. O judeu/cristão ocidental faz de conta que é eterno. Quando descobrimos que nossa finitude, por causas naturais está se aproximando e nossas forças diminuindo, nos espantamos. Adorei seu post e obrigada pela citação gentil e carinhosa. Bjkª. Elza

Ana disse...

Acabei de ler:

"Mas envelhecer é uma coisa terrível. Minha vista já não é o que era, perdi um pouco da audição, a comida não tem o mesmo gosto. Não ganhei sabedoria nenhuma. Não há nada de bom em envelhecer. Você simplesmente deteriora e morre."

Woody Allen

:(

Related Posts with Thumbnails