19.5.06

satoleP

Apesar de morar em Pelotas, acabo falando mais em Lavras, cidade onde nasci.
Vim morar aqui em 1982 e ainda não conheço tudo o que gostaria. É uma cidade linda, que conserva, nas suas ruas e na sua arquitetura, traços da riqueza e opulência da época das charqueadas, quando arquitetos europeus desenhavam os detalhes que ainda hoje encantam no seu casario.
Hoje vou mostrar os lugares por onde costumo andar:


Como em Pelotas não tem shoping, o calçadão ainda é o seu centro comercial. Adoro transitar por aqui! À tardinha o barulho dos passarinhos é a marca registrada do passeio.


Esta é a Catedral. Morei, durante 14 anos, a meia quadra daqui. Era meu cartão postal diário, onde trazia meus filhos para passear e tomar sol!
O interior é lindo, com pinturas do Aldo Locatelli.


Este é o prédio onde havia o Grande Hotel. Me hospedei nele várias vezes, com meus pais, quando vínhamos há Pelotas, há muuuuuitos anos atrás.


Teatro Guarani. Hoje é usado para formaturas, basicamente. Assisti aqui vários shows. Entre eles, com o Caetano Veloso e com o Roberto Carlos (Para acompanhar a minha mãe, mas acabei adorando!!).


Teatro Sete de Abril. Foi construído em 1831 e é lindo demais. Quando meus filhos eram pequenos, assistíamos todas as peças infantis que entravam em cartaz! Saudades!
A minha peça inesquecível? Fragmentos de um Discurso Amoroso, com o Antônio Fagundes. Meu recorde? Tangos e Tragédias! Assisti tantas vezes que perdi a conta!


CEFET, onde o Dude estuda.


Este prédio era do Banco Pelotense. Hoje funciona o meu banco. Até me sinto uma cliente especial! Heheheh!!


A Fonte das Nereidas - um chafariz importado da França por volta de 1873 fica exatamente no centro da Praça Coronel Pedro Osório, coração da cidade de Pelotas.

"A GLÓRIA PERDIDA DO ENTORNO DA PRAÇA: O cheiro de história no ar vem dos velhos casarões ... As esquinas romanticamente iluminadas por lamparinas à óleo testemunharam de tudo - tempos mais remotos como o da existência de um poço na praça, servindo de bebedouro para os escravos tomarem água - tempos "modernos" como na década de 80 do século 19, já com a presença das residências de luxo, habitadas por charqueadores e políticos de famílias tradicionais." (Projeto Monumenta)


O Mercado Público é um passeio obrigatório. É o lugar onde a cidade inteira vem comprar peixe fresquinho e fica próximo à Praça Coronel Pedro Osório . Tem uma construção singular que exibe torre do relógio fazendo alusão à Torre Eiffel.
Os pelotenses sonham em vê-lo transformado num local com docerias, cafés, livrarias, galerias, parrilladas, floriculturas...


Eu trabalhava naquele prédio envidraçado, bem à esquerda... Acho que ele destoa do centro histórico...

Links:
Fotos daqui: UFRGS

5 comentários:

Zeca La-Rocca disse...

Ana! Quanta saudade bateu no peito agora!!!! Tem um lugar q eu achava lindo: eu fiz estágio no setor de Engenharia da Santa Casa e toda manhã eu tinha q atravessar a praça da caixa d'agua. E ela sempre estava linda, com um tapete de flores amarelas caidas da Canafístula(acho q era!) e outro lilás, das flores do Jacarandá. Quando eu voltava ao meio dia, os passeios já haviam todos sido varridos. Um dia perguntei p o zelador: "Por que varrer?" -Para ficar limpo, me respondeu ele.
Mal sabia ele que parte da beleza estava ali!
bjossssss

Zeca La-Rocca disse...

Ah! um dia tens q contar aqui o porquê que foi construido o Teatro Guarany!

Zeca La-Rocca disse...

Hehehe, eu de novo! Olhando melhor as fotos vi q desmancharam o abrigo de ônibus em frente ao mercado publico.Numa das disciplinas de urbano da facul um dos trabalhos era fazer uma praça neste entorno. Tive um "arranca rabo" com os professores por causa desta construção, hehehe. Delicia de lembranças, obrigado pela oportunidade! bjo

Anônimo disse...

Pequena observação: É claro que o teatro é lindo... também, com este nome! ;)

Telejornalismo Fabico disse...

*


se tivesse que escolher outra cidade pra morar no estado, fora porto alegre, seria pelotas.
é uma cidade pra lá de charmosa e que me encanta cada vez que passo por aí.
essa mistura de esnobismo decadente e hedonismo é única.


*

Related Posts with Thumbnails