3.1.10

O sexo é uma linguagem

Ivan Martins



"Transar é conversar
O sexo é uma linguagem que ajuda os casais a permanecer em equilíbrio. Ou não.

Entre tantas outras coisas, sexo é uma linguagem, uma forma de comunicação. Os casais trocam emoções e sentimentos transando. É uma maneira de conversar, uma forma de discutir a relação.

Há os casais que transam depois de brigar. São reconciliadores. Há os casais que transam para festejar. Há os que têm tesão com grandes rompantes de carinho. Há o sexo depois de semanas de distância e de estranhamento – que tem a finalidade de aproximar. Há o sexo movido a ciúme e o sexo da confirmação dos sentimentos: você ainda me ama? Mostre! Há sexo até de despedida, ou sexo de encerramento. Lembro de uma amiga contando do dia em que passou transando com o namorado que ela não queria mais ver. Ela estava dando adeus e o rapaz não entendeu.

Tudo isso é muito bonito, mas eu queria falar da vida prática. Nela, a minha experiência sugere que a maioria das relações é desequilibrada: falta sexo ou faltam palavras. Poucos casais conseguem ser fluentes simultaneamente nas duas linguagens. E a ausência de qualquer uma delas deixa um enorme buraco.

Casais que falam muito e transam pouco vão ficando amargos e distantes. Perdem o contato emocional e com ele a cumplicidade. O carinho vai se esvaindo e aos poucos dá lugar a certa rispidez. Quem viveu esse processo conhece os sintomas de implicância e irritação com o outro. Subjetivamente, eu acho, a gente começa cobrar que a companheira ou companheiro não nos dá prazer – e impede, pela sua presença em nossa vida, que a gente saia atrás de alguém que nos dê. No final dessa situação de falta de sexo, até as palavras desaparecem. As pessoas deixam de conversar umas com as outras.

A falta de palavras é igualmente complicada. A afinidade da carne tem limites. O sexo renova o carinho e estreita os laços sentimentais, mas ele sozinho é incapaz de fornecer as outras mercadorias do afeto que as pessoas precisam trocar para ficar juntas: admiração, respeito, confiança, afinidade... Você, rapaz, quer casar com a melhor transa da sua vida sem outras qualidades? Você, mulher, vai ter filhos com o sujeito com quem se entende apenas na cama? É complicado." (...continua.)

Leia o texto na íntegra no site da Revista Época.
Tempos atrás fiz poesia com a linguagem do corpo. Leia no Roccana Poesias.

Não tenho o crédito da imagem.

Um comentário:

Flávia Fayet disse...

Oi Ana, vou correndo lá ler esse texto! Gostei... Bjsss

Related Posts with Thumbnails