30.1.19

“Rave pra mim é churras”

Ótimas dicas e texto delicioso da Larissa Januário ("uma jornalista que cozinha, uma cozinheira que escreve")!

"Ah, as férias de verão! Sol, vontade de morar na praia, na piscina, no quintal, na rua, no chuveirão... Até na pia da cozinha tá valendo. Época em que comer fora ganha novos contornos e amplitudes e o churrasco vira o rei das refeições.
Um jeito delícia de comer ao ar livre, sem pressa, beliscando por horas em torno da brasa, no melhor estilo “rave pra mim é churras”. Por isso, o tema recorrente por aqui em casa tem sido como dar um up nessa refeição tão querida.
Porque, para honrar a fama de democrático, seu churrasco precisa ser, antes de tudo, variado e inclusivo. Nada contra (pelo contrário, amo!) a santíssima trindade vinagrete, farofa e salada de batata. Mas por que só isso quando se pode tem um mundo de itens na mesa? 
Bora listar jeitos diferentes de usar a brasa e seus acompanhamentos? 

Vegetais, melhores amigos
Pensa numa galera bafo, gostosa e colorida? Na brasa os vegetais ganham outra dimensão de sabor e quase todos podem ser tostados no fogo. Então, faz a Bela Gil e tira sua melancia (brinks, ou não...) do armário no próximo churrasco e seja feliz. Tá, se você acha melancia uó, segue a lista de outros bons de brasa: batatas (todas), quiabo, cebola, banana, tomates, cogumelos graúdos, tofu, raízes, berinjela, abóboras...  

Proteínas variadas
Não gosto de chamar comida de proteína, vitamina, carboidrato, fibra etc. Comida tem que ter nome e cara de comida pra gente lidar com ela. Mas, aqui, apelei para o termo pra mostrar que podemos variar até mesmo o senso comum do churrasco que é a carne. A ideia não é substituir, mas diversificar porque é bom, gostoso e sustentável. Cogumelos, leguminosas, palmitos, queijos e vegetais podem ajudar a ampliar seu repertório.      

Dê uma chance à mandioca
Batata é batata, todo mundo sabe e não é um tema aberto a debate. Mas você já experimentou churrasco com mandioca cozida, manteiga e pimenta biquinho? Então! No Goiás e no Sul a galera sabe desse babado faz tempo. Passou da hora de outros povos aderirem a essa sabedoria raiz (há!). Vale também procurar outros tubérculos como batata doce, cará e mandioquinha. 

Inove no vinagrete
Quem disse que vinagrete precisa ser só tomate e cebola? Eu faço vinagrete com quase tudo que tem na feira. Abobrinha, cenoura, maxixe, jiló (sim, aceite), pepino, pimentão... Sério, basta manter a proporção de três partes de azeite, para uma de vinagre que ficará tudo bem. Eu inclusive gosto de variar também os outros elementos da equação. Troco o azeite por óleo de gergelim e o vinagre por limão (vários tipos) ou outros vinagres como de arroz, balsâmico e de frutas. Falando em frutas, elas também rendem molhos ácidos surpreendentes. Abacaxi, cebola roxa e coentro com limão, é uma combinação de chorar de boa. Si joga!

Molho, o lubrificante das comidas
Os molhos ajudam as comidas a fazerem amizade. Traga para rodinha outros amigos como aioli, vinagrete Dijon, chutneys e pestos. Eles vão dar mais sabor a carnes, vegetais e ainda untar os sempre presente pães.

É preciso salgar
Churrasco pede sal e por que não, sais? Sim, bora afrescalhar a brincadeira com tipos diferentes de sal. Da nobre flor de sal aos criativos sais temperados vale tudo: defumados, trufados, misturados com ervas ou especiarias. Só não exagere. 

Sobremesa de churrasco
Se alguém sobreviver à orgia, vai querer um docinho. Aqui, minha sugestão é tacar frutas na brasa e servir com sorvete. Nada mais emblemático. Vale ainda surpreender com uma belíssima calda de caramelo para unir todos os povos e declarar de vez a paz mundial. Combinações frescas com frutas in natura também são mágicas. Experimente temperar a melancia geladinha com limão e pimenta branca moída ou mesmo picar morangos e marinar no balsâmico com manjericão. Fica mara!"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails