14.10.11

Lar

Ludmila Saharovsky

O que é um lar?
"Penso que seja o espaço onde nossa alma se aquieta e o coração fica naquele estado de ruminar felicidade.
Dizem os gurus, que nosso lar fica dentro de nós. Sim e não.

Creio que, habitantes do mundo, precisamos de um lugar físico adequado, para conseguirmos entrar nesse outro, o de dentro. Para alguns, ele pode ser um jardim, uma praia mais escondida, uma varanda em meio às samambaias, o topo de uma colina, o silêncio de uma capela, um gramado sob as estrelas, o sofá aliciador, sob a luz difusa de um abajur, a mesa reconfortante da cozinha arrumada. Sabe-se lá dos anseios de cada alma!

A minha, necessita da paz e da quietude para se expandir, para desabrochar, mas, precisa, também, de conforto para o corpo.

Como é bom, deveres cotidianos cumpridos, poder sentar-se para ver o sol se por, tingindo de tons avermelhados a linha do horizonte! Que felicidade, acordar de madrugada e, em meio ao silêncio, presenciar o dia se insinuando, com a Vênus, gigante, iluminando com seu archote o céu de fevereiro, aqui no sul do país. É nesses momentos que acontece a magia, e a gente passa a pertencer a dois mundos: o de lá e o de cá. O de cá, contabilizamos com os cinco sentidos, enquanto o de lá, o infinitamente interno, nos inspira, relaxa, alimenta e permite que viajemos pela memória própria e também, com um pouco de sorte, pela coletiva...

E porque precisamos de um lar físico aconchegante e equilibrado?
Para nossa alma querer voltar!
Corremos sempre o risco de que ela perceba que o lado de lá é bem mais interessante!
E aí é que entram nossos laços. Laço é o que prende, o que ata, o que vincula, o que se ancora no coração. Nele, que insiste sempre em ficar no aqui e agora.

É no coração que nosso lar externo se edifica. É no coração que permanecem esperanças, afetos, apegos, alegrias, dores, necessidades materiais e emocionais. É ele que bate forte frente às nossas vicissitudes, tropeços, atropelos e se derrete às lágrimas pelas pequenas vitórias do dia a dia, pelos filhos, netos, amigos, companheiros de jornada.

Um lar, portanto, é mais do que o espaço físico.
Lar é uma tessitura. Lar é um bordado marcando em pontos, às vezes regulares, outras, irregulares, a tela na qual se desenhou, único, nosso destino.
Nossa alma, pipa empinada pelas Moiras à favor do vento, vai e volta. Vai e sempre volta, enquanto não se rompe o fio. Já o coração..."

 Li aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails