22.8.10

Consumismo inteligente

.


Descobri o blog "De Chanel na Lage" e achei maravilhoso. Acho que não sou consumista e nem vivo atrás do que está na moda - nem ao menos conheço marcas e todo este universo.
Me visto e arrumo a minha casa do jeito que gosto e sempre fui assim. Prefiro a simplicidade, escolho o que não é descartável e, mais do que nunca, acho que tenho feito a coisa certa.


"Consumir, assim como votar, é uma forma de execer poder e de exigir mudanças.

Conhecer é uma forma de poder.

Questionar é uma forma de poder.

Se você consome usando os seus conhecimentos e a sua capacidade de questionar, ou seja, se você consome de forma consciente, você tem chances de ser um participante ativo do jogo. Melhor ainda, você tem chances de ganhar o jogo. Que produto é esse? Eu realmente preciso dele? Será que não existe um melhor? Ele tem uma boa relação qualidade-preço? Por esse preço, eu não deveria exigir uma coisa de melhor qualidade? E na hora de vender, eles me contam muitas milongas? Essa empresa é coerente com os seus princípios? Que discursos e valores eles fomentam na hora de promover o produto? Me identifico com aquela propaganda ou sinto nojo? Será que essa empresa financia algum político corrupto? Será que essa empresa trata bem os funcionários e tem uma política social-corporativa decente? E como será a política ambiental? Eu realmente posso comprar esse produto? Ele se encaixa nas minhas finanças ou seria melhor deixar para o mês que vem? Eu estou comprando isso porque quero ou simplesmente me fisgaram e atuei impulsivamente? Até que ponto os meus desejos ou inseguranças estão sendo explorados?"


Link da imagem: Material para Vitrine

.

2 comentários:

Lúcia Soares disse...

Oi, Ana. Também não sou consumista e ligo tão pouco pras coisas que agora isso está me incomodando! rsrsr
Fui no blog do seu primo e li o post. Muito legal.
Mas não sei se me enquadro em tudo que ele disse.
Será que amigas se sentem melhor comigo?
Será que espalho alegria por onde ando? rsrrs
Ultimamente estou muita chata, muito reflexiva. (sempre fui, mas agora estou mais).
"Um amor de pessoa" foi um título que me dei, não ganhei, não! rsrsr
Beijos, amiga!

Ana disse...

Oi, Lúcia!
Claro que ele estava divagando, mas vc é um amor de pessoa, sim!
Estas fases chatas fasem parte das nossas mudanças internas.
Não temos como evitar.
Um beijo,
Ana

Related Posts with Thumbnails