Vocês sabem: este blog é meu álbum de fotografias.
Então vou postar as fotos que contam um pouquinho desses dias maravilhosos que passei na Praia do Hermenegildo, um paraiso bem no sul desse nosso imenso litoral, quase Uruguai.
Viajei com a minha amiga Débora e a filha dela, Gabriela. Sempre viajamos juntas e nos divertimos muito!
"A praia do Hermenegildo é o mais popular balneário do município de Santa Vitória do Palmar.
É um tradicional point de surfistas e um paraíso para os amantes da pesca."
(Para ampliar é só clicar nas fotos!)
A praia
É bem cuidada, muito limpa, frequentada por famílias numerosas e grupos de amigos que se reúnem para conversar e tomar chimarrão. Não vi cães, nem lixo, e apenas num dia teve som alto na praia - o da Garota Verão / RBS TV. Sossego absoluto.
O vendedor de milho verde - uma figura cheia de histórias e de humor, entregava o milho na vinda e pegava o dinheiro na volta. Juro!
Pousada Quebra Mar
Ficamos nessa pousada e foi a melhor escolha que poderíamos ter feito.
Um lance de escadas e estávamos na praia.
Café da manhã delicioso, quartos simples (televisão, frigobar e ventilador eram os luxos) mas com lençóis e toalhas muito macios perfumados, que eu adoro!
Lá tinha um astral maravilhoso, provavelmente porque seus donos - Carlos e Maria (mais a sua família linda!), são pessoas especiais. Pura gentileza!
Nos sentimos acolhidos e em casa.
A nossa rotina
Muita praia, passeios pela cidade, almoços no restaurante do Clube, à noite lanches deliciosos na "Cia dos Lanches" - estou apaixonada pelo baguete, da foto, muitos passeios e fotografias da praia e das flores nativas, algumas fugidas na única lan house para falar com os filhos pelo MSN e dar uma olhada nos e-mails, alguma leitura, pouca TV... Muito bom!
Mas não deu para fazer dieta, claro! Aí vão as fotos de alguns dos restaurantes que frequentamos:
Parrilla em Santa Vitória do Palmar
Não lembro o nome... :( (Assim que lembrar atualizo, aqui)
Comemos uma carne deliciosa acompanhada de abacaxi na grelha e pimentões com provolone.
Restaurante Sabor do Mar, no Hermenegildo
Fomos com os donos da Pousada: Carlos, Maria, sua filha Karla e a neta, Camille. Adoráveis!
Tinha música ao vivo e escolhemos, no cardápio, iscas de peixe e camarão frito. Muito bom!
(Mais fotos no
Alevox Eventos.)
Los Leños, Chuy (Uruguai)
O Dude e a Isara foram para lá e almoçamos numa parrilla chamada "Los Leños" (Parrillada completa criolla, carnes de primerísima calidad, cortes seleccionados de exportación).
A-do-ro a manteiga Conaprole e o pãozinho do couvert! (Quase dispenso o resto! Heheheh!)
Não resisti e fotografei o quadrinho no porta-toalhas "Maltratar una mujer no te hace más hombre"... Maior apoio! Heheheh! (E não estou falando apenas de maus tratos físicos, não!)
Pizzaria Il Forte no Chuy (Uruguai)
Desde o ano passado somos frequentadores desta pizzaria!
Tudo que experimentamos foi aprovadíssimo, inclusive as que tinham cobertura de chocolate. Neste ano não tomei Patrícia por falta de companhia...
Mar de Macondo, no Hermenegildo
Na entrada chamam a atenção partes de um barco naufragado por aquelas praias que está sendo resgatado por pescadores e recuperado pelo dono do restaurante.
Mas depois, observando o local, descobrimos que é cheio de detalhes que contam a história da cidade à beira mar e dos donos. Aliás, o Sr. Fernando tem muitas histórias para contar e sua mulher, Ana, é a responsavel pela cozinha.
(Constatei que os restaurantes e pousadas do Hermenegildo são de pessoas que decidiram mudar seu estilo de viver. Abandonaram outras profissões e optaram por qualidade de vida, fazendo coisas que lhe deem absoluto prazer com o mínimo de incomodação. São exemplos de como as escolhas são importantes e possíveis.)
A comida é ma-ra-vi-lho-sa! Super recomendo! Temperos escolhidos com cuidados, visual de dar água na boca, tudo perfeito.
Pizzaria Savana, no Hermenegildo
Uma opção, na praia. Pastéis de siri, camarão, mexilhões, mariscos... A pizza é ótima!
Alguns dias tem música ao vivo.
Compras no Chuí
Um capítulo à parte. A poucos quilômetros da sossegada Praia do Hermenegildo fica o Chuí, pura agitação, comércio de todo o tipo e um trânsito levemente caótico, acentuado pelas duas ruas - lado uruguaio e lado brasileiro - que tem dois sentidos mas que se tornam confusos por aparentemente se tratarem de uma única avenida. Entenderam? Concordo que é difícil! Heheheh!
Muitas opções, importados a preços convidativos, perfumes maravilhosos, artesanato, mais aquelas coisas irresistíveis do Uruguai... Fomos várias vezes até lá e batemos muita perna dos dois lados!
"Como por arte de magia, porque ni se los ve llegar, después de las 10 de la mañana, las colas de brasileños se agolpan en los free shops y tiendas. Los autos con matrícula de Pelotas, Río Grande, Porto Alegre, y hasta alguno de San Pablo, copan los estacionamientos. Se observa alegría en los comerciantes uruguayos detrás de registradoras. Los brasileños también están contentos por sus adquisiciones que pasan desde Dvd`s a vinos uruguayos. Hay buena química entre vecinos, y no es sólo económica. Los brasileños se sienten cómodos en suelo uruguayo, aseguran. "Nos tratan muy bien, ustedes son especiales", dice un matrimonio, repleto de bolsas a la salida de un free shop." (Amores y odios de frontera)