Já contei aqui: tenho uma família enorme, que estava perdendo o contato e cada vez se reunia menos. Então alguns primos tomaram a iniciativa de promover um encontro, que vem se repetindo há quatorze anos.
Em 2008 foi na "Guajuvira", dos meus tios Nemo e Glaura.
.A Guajuvira, pela Marthinha:
"A Guajuvira é um paraíso onde moram meus pais!!
Lá tem os doces maravilhosos da Vó Glaura, as histórias bem contadas do Vô Nemo, e, de quebra, quem vai no domingo ainda encontra o Tio Fábio acompanhado da Belinha!
Ao redor da lareira ouvimos os causos dos tempos do Bernardo, Seu Aroni, Seu Ceição, das Comadres Conceição e Alvorinda...
E as férias com o Tarso e Alny??? Eram incríveis!!!
Muita coisa para sentir saudade, mas ainda muita coisa boa que estamos curtindo agora, como a festa dos primos, os aniversários e, lógico, a presença querida do Vô Nemo e da Vó Glaura!!!"
.
Os bisnetos, pelo Júlio:
.
.
.
"E chegamos no 14° Encontro dos Primos.
Mas eu quero saudar os bisnetos de Valério e Julita, que, apesar de não os conhecerem, tem um orgulho enorme de serem seus descendentes.
Este encontro anual é a ponte que mantém as raízes vivas.
A todos o meu abraço."
Alguns momentos:
Quando chegamos lá, a certeza de que tudo tinha sido preparado carinhosamente para este encontro: os jardins cheio de flores, os bancos da "pracinha" pintados com poesias do tio Beto e outros dizeres, o galpão todo enfeitado com fotografias, bandeirinhas, cestos de frutas em cada recanto... Coisas que enchem os olhos e tocam o coração!
(Bem em cima, à direita, a guajuvira - árvore que deu nome à fazenda.)
.
Não sei se tinha mais gente olhando os painéis com as fotografias de outros encontros ou em volta da mesa de doces da tia Glaura! Vidros com "merenguinhos" me lembravam as visitas na casa desta tia: sempre tinha merenguinho e puxa-puxa! Ninguém faz melhor do que ela!
Mas isso é só um detalhe! Impossível descrever tudo o que tinha de sobremesa, neste almoço: mousses, pudins, tortas, doces em calda... Hummmmm...
.
É bom rever meus primos e ver nossos filhos entrosados, próximos e amigos. Isso não teria acontecido se não fossem estes encontros! Com certeza eles não teriam a oportunidade de se conhecerem e descobrirem tantas afinidades!
Aliás, quem falou sobre isso foi o Júlio, na mensagem do "livro de presenças" e na hora da nossa prece (foto acima, onde estamos todos sérios e concentrados!).
Inventaram um "coquetel" de melancia ou "na" melancia que circulou antes do almoço!
Foi servido com bombas de chimarrão e fez o maior sucesso!
. Ponto alto (e muito engraçado) do encontro: a Marthinha organizou uma gincana que mobilizou até os tios! Torcida, risadas, tombos, micos e prêmios para os primeiros colocados feitos por ela! Muitos presentes distribuídos, abraços, fotografias e comemorações! .Cabe um registro: meus sobrinhos José Donairo, Pedro e Valerinho representaram bem as Cordilheiras! Cada um ganhou uma prova! Já a Kika riu tanto que nem saiu do lugar!
Outros encontros: 2005 e 2006 / 2007 __________________________________________
Sobre as ausências:
"Quando a gente perde alguém, não falta um pedaço.
Esse alguém passa a fazer parte da gente."(Pequena) .