20.8.06

Banho "de cruzadinha"!

Nem sei exatamente o que fez me lembrar do Ceceu. Talvez a foto do Acampamento Velho tenha desencadeado tantas lembranças ou, então, foi o frio que anda fazendo por aqui, nos últimos dias!
Sempre conheci o Ceceu, e lembro nitidamente do contraste do sorriso de dentes brancos com sua pele negra, queimada de sol e das mãos rudes, do trabalho no campo.
Contador de histórias, ele sempre trabalhou com meu avô e com a nossa família, como peão de estância, e, quando mais velho, inventou uma aposentadoria à sua moda: perambulava pelas fazendas dos meus tios e pela do meu pai. Chegava, era recebido com festa e muita alegria, passava uns dias sentado pelo galpão, tomando mate e jogando conversa fora. Ele sabia tudo de todo mundo e não tinha papas na língua! Era muito engraçado!
Quando cansava daquele lugar, encilhava o cavalo e ia pra casa de outro filho do "Velho Valério".
Passou anos assim, de casa em casa, sempre hóspede querido e bem vindo, e as coisas que ele contava foram virando folclore.
Só que o Ceceu não era muito chegado a tomar banho, principalmente no inverno, quando a geada demorava a levantar e o sol aparecia muito tarde. Tinha que haver uma certa "pressão" pra ele cair na água!
Um dia ele chegou lá em casa, numa destas fases, e meus irmãos providenciaram fardamento inteiro, limpinho, pra ele se trocar: meias, cueca, bombachas, camisa, blusas de lã, toalha de banho, sabonete e empurraram o Ceceu pro banheiro.
Não deu 10 minutos e o Ceceu apareceu todo de roupa nova, bonito como ele só!
Meus irmãos, que já tavam fazendo churrasco e se preparando pra ouvir as conversas do Ceceu o intimaram sobre o banho e ele respondeu:
"-Bahhhh! Tá muito frio!! Tomei só um banho "de cruzadinha"!!E foi se sentar na beira do fogo...

Até hoje, lá em casa, quando alguém tem que tomar um banho rapidinho, usa esta expressão!

14 comentários:

Luiz Felipe Botelho disse...

Ops...
Banho de cruzadinha? Não consigo nem imaginar como se toma um banho desses. É alguma coisa tipo molhar a mão e fazendo o sinal da cruz em cada parte a ser "banhada"? Ou será alguma coisa a ver com banho tcheco?
:D
Bela história!!!

Anônimo disse...

hehehe Grande história Ana! Feliz de quem pode viver pra fora, convivendo com pessoas com esses dialetos próprios, revestidos de uma humildade fantástica, desprovidos da maioria de nossas preocupações fúteis (aqui não falo de banho..rssr mas de outras), e que são detentores de histórias fantásticas de vida e sobre bailes, caçadas, pescarias, antigamente, tropas, vizinhos, enchentes, secas... alguns ocorridos talvez não muy verídicos, pero tudo es possible..hehe
Gostinho de quero mais essa tua história hein Ana.. tô de orelha em pé aqui..
Bjo

Anônimo disse...

Que massa saber dessa história da cruzadinha!!!!Eu também fiquei imaginando como seria esse tal banho e não me veio nada na cabeça. Decifra esse mistério, Anabacana.
Adoro essas histórias!!!!

Graziana Fraga dos Santos disse...

podemos imaginar o lugar e o teu peronagem verídico Ana!
tens nos contado grandes histórias!

Anônimo disse...

Agora lendo o comentário da Graziana dizendo do teu personagem verídico, reli o meu, e vi que com uma interpretação diferente da que foi proposta o meu "talvez não muy verídicos" pode ter sido atribuido a tua história.. e pelamordedeus que não né Aninha!! (tu sabe disso, mas só pra ficar claro aos teus leitores)Falo de histórias de exageros em caçadas("naquela noite nóis peguemo umas 70 mulita")e pescarias ("bhá,na volta do arroio tivemo que pará um pouco pros cavalo descansá por causa do peso da enfiada de jundiá e traira).. e outras tantas que a volta do fogo dos galpões nos proporciona.

Ana disse...

Hehhehehehehe!

Adorei os comentários!

Banho de cruzadinha é só passar por baixo do chuveiro!

Lá em Lavras se usa muito cruzar como sinônimo de passar, atravessar, transpor...

Zeca La-Rocca disse...

"De cruzadinha"? Fácil... vejamos:
-Viu o seu Fulano hj?
-Bah, cruzei com ele, de longe...
outra:
-Passou na casa da tia Ciclana, como te pedi?
-Dei uma cruzadinha rápida por lá,mas não vi ninguém...
outra:
-Viu a novela hj?
-Não vi! só cruzei pelo canal...

Fácil imaginar a rapidez do banho do Ceceu!!
HEhehe
Ana, e por falar em Ceceu... tu lembras do "Surdo"? Duvido que ele nunca tenha cortado a grama da casa de vcs!

Ana disse...

Yeesssss, Zéca!

Como tu és de Lavras, sabe exatamente o que "cruzar" significa! Heheheheh!

Beijos!

Marcia disse...

tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas desembucha logo. tu tomou banho hoje?

e de cruzadinha não vale!!!

:(

Anônimo disse...

Pôxa... e um "fardamento" inteiro todo limpinho... ô dó! :D

Anônimo disse...

gostei muito da história da cruzadinha, e não tinha "atinado" o que era até o Zéca explicar. Mas falha minha, também já conhecia o termo dar uma cruzadinha, mas ficou difícil imaginar isso no banho, hahaha.
Aqui tá o maior frio, vou me lembrar da tua história quando for dar uma cruzadinha no chuveiro hoje à noite.
Ana, porque tu não publica essas histórias no multiply? Prá quem tem blogger é só importar prá lá, basta clicar em importar do blogger.
bjs

Elis disse...

Ah, como eu tô adorando essas histórias... O tal banho de cruzadinha deve ser o que minha mãe chamava de "banho de gato" quando a gente, ainda criança, tomava aquele banho "the flash" para não perder nenhuma brincadeira... Que delícia, Ana. Amo vir aqui!
Bjs...

Anônimo disse...

O causo do gravador é maravilhoso....ehehehehe....

Tania Velázquez disse...

Fazia tempo que não vinha aqui e você nem pra me dizer que estava com posts novos. É que a gente acaba sempre julgando os outros por si mesma...e eu quase não escrevo.

Acho que você tem que inventar um link daqueles lá do multiply que avisam por e-mail a cada postagem. O que acha? Pelo menos eu venho todos os dias que postar e não preciso ficar a tarde inteira só no teu blog...hehehe

Related Posts with Thumbnails