7.10.21

"Mente blindada"

    Por Renata Miranda
"Esse exercício é difícil… Confesso que venho trabalhando nisso há alguns anos e ainda encontro dificuldades de blindar a mente contra a negatividade do cotidiano.
Não assisto TV, não acompanho noticiários, não verifico índices de mortos pelo covid. Não que eu seja indiferente a essas questões, mas eu não tenho nenhum poder de transformação sobre isso. Não tenho controle sobre essas coisas e muito pouco posso fazer para mudar o cenário, então procuro não colocar minha atenção no que foge da minha “alçada” e coloco foco e energia no que faz diferença na minha vida e na vida de quem me cerca.
Isso não significa ausência de problemas. Eles são inevitáveis. Mas significa não se deixar abalar por qualquer coisa, proteger o emocional, não permitir que pessoas que se ofendem por qualquer coisinha estraguem o nosso dia com a sua chatice habitual. Não permitir que pessoas que adoram uma desgraça venham nos contar animados uma fofoca triste. Não alimentar pensamentos derrotistas. Trabalhar a resiliência. Tirar aprendizado dos erros. Deixar de ser a “boazinha” que sempre diz sim e acaba se ferrando. Que perde seu precioso tempo dando valor a pessoas que não valorizam o seu esforço. Que não consideram tuas reais intenções. Que não se importam com teus sentimentos.
Pessoas são complicadíssimas de lidar e à medida que vou me aprofundando no assunto e vivendo experiências diversas com os mais variados tipos, vejo a real necessidade de blindar a mente para me proteger da maldade humana.
Egos inflados, erros de interpretação, ciúmes, competição, agressividade, indiferença, prepotência… Tem dias que dá vontade de sumir da civilização e morar numa caverna completamente isolada.
Mas daí, a gente escuta um elogio, morre de amores quando vê o filho rindo dormindo, sente o coração explodir de alegria quando alguém conquista algo que queria muito e sabe que teve alguma participação nisso. Olha para o pôr-do-sol e agradece por mais um dia lindo, produtivo, cheio de amor, percebe que tem o poder de decidir o seu ponto de atenção e que é isso que vai definir os resultados da sua vida." (Link.)
            

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails