30.11.19

Novembro/19 nas Cordilheiras


Muitas chuvas, viagens, adaptações...
Estrada ruim, algumas dificuldades, mas vamos superar, 
porque estamos juntos. Sempre!

24.11.19

Espalhar e confiar

"Dizem que não é bom espalhar nossa felicidade, dizem que as pessoas não gostam, eu discordo! Quero espalhar e confiar minha felicidade nas mãos de todos nós e simplesmente seguir. Uma respirada aqui, outra ali, e bora seguir em frente!" 

22.11.19

Gratidão


“Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã 
e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. 
A hora mágica chega sempre.”

 Hermann Hesse

Não espere

"O amanhã não está assegurado a ninguém, jovem ou velho. Hoje pode ser a última vez que vejas aos que amas. Por isso não esperes mais, faça hoje, já que se o amanhã nunca chegar, seguramente lamentarás o dia em que não tomaste tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e que estiveste muito ocupado para conceder-lhes um último desejo.

Mantém aos que amas perto de ti, diga-lhes ao ouvido o muito que precisas deles, queira-os e trata-os bem, tome tempo para dizer-lhes “sinto muito”, “perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces.

Ninguém te recordará pelos teus pensamentos secretos. Pede ao Senhor a força e a sabedoria para expressá-los. Demonstra a teus amigos e seres queridos o quanto te importam.    
                                                                     (Desconheço o autor)



21.11.19

No galpão das Cordilheiras...


No dia em que o Pigue estaria de aniversário,
uma poesia do Gujo e uma foto de um fogo de chão, 
num lugar onde comemoramos, rimos, cantamos...


*Foto e poesia do Gujo Teixeira, via Instagram.


20.11.19

Rubem Braga

“Ora, não preciso de tanto. Nem de tanta vida, nem de tanta coisa mais. Dinheiro apenas para não ter as aflições da pobreza; poder somente para mandar um pouco, pelo menos, em meu nariz; e da felicidade um salário mínimo: tristezas que possa aguentar, remorsos que não doam demais, renúncias que não façam de mim um velho amargo.”

Na foto, Rubem Braga  e Tônia Carrero, por quem foi apaixonado...

"...a grossa tristeza da vida, com seu gosto de solidão, subiu um instante dentro de mim, para me lembrar que eu devia ser feliz naquele momento, pois aquele momento ia passar.”

Memória

“A vida é toda ela memória, exceto por um momento presente
 indo embora tão rápido que você mal percebe ele ir.”

Tennessee Williams


Tumblr

19.11.19

Ser mais feliz

"Parece papinho de autoajuda, mas, realmente, há algumas coisas que podem ajudar qualquer um a se sentir um pouco melhor. Mas, claro, cada um sabe do seu próprio momento. Problemas de saúde mental ou circunstâncias e situações ruins podem deixar tudo mais complicado. Apesar disso, esperamos que você possa encontrar aqui alguns conselhos que o deixarão se sentindo um pouco melhor." 



A seguir, "30 formas de ser mais feliz — ou, pelo menos, ficar um pouco melhor 
"Todas as pequenas coisas contam", segundo a autora, Anna Borges .

 1. Perceba que a felicidade não significa ter tudo o que deseja e estar livre de problemas o tempo todo.
A felicidade não é um estado constante, já explicou  a conselheira de empoderamento Christine Hassler. "Como humanos, experimentamos e passamos por uma variedade de emoções. A expectativa de que devemos todos ser felizes o tempo todo deixará qualquer um com uma ressaca de expectativas."

 2. Comece o seu dia lembrando a si mesmo uma coisa positiva sobre a sua vida.
Tendemos a nos focar em pensamentos negativos muito mais do que nos positivos, então conceda a si mesmo um momento para dar uma conferida nos seus pensamentos e suas lembranças mais felizes. Isso pode acontecer na forma de um diário em tópicos, se quiser, mas refletir um pouco também funciona.

 3. Estabeleça um equilíbrio entre sua vida pessoal e sua vida profissional!
Saia do trabalho no horário, não cheque seus e-mails após certo horário da noite, e, de forma geral, não pense nas suas responsabilidades do trabalho em casa e vice-versa. Fazer o seu melhor em cada lugar — isto é, não se sentir culpado pelo que você não está fazendo — te manterá são e satisfeito com o seu rendimento.

 4. Escolha um passatempo que não tenha nenhum outro propósito, exceto ser prazeroso.
Não um passatempo que só pareça legal nas suas redes sociais ou no seu currículo. Algo que você ache bom e interessante. 

 5. Divida uma refeição com pessoas com quem você se importa.
Nada como dividir uma boa comida com boas pessoas para atrair boas vibrações.

 6. Livre-se de coisas velhas que você não possa usar agora ou que te magoem.
Se tem coisas no seu armário ou na sua casa que fazem com que você se sinta pior ao vê-las - como roupas nas quais você pretende caber "um dia" ou recordações de um relacionamento antigo - jogue fora. Você não precisa dessa merda toda te deixando pra baixo.

 7. Compartilhe aquilo pelo que você está passando com entes queridos.
"Existe coragem em ser vulnerável"
Muitas pessoas guardam seu sofrimento porque (1) não querem ser um fardo, (2) pensam que deveriam ser capazes de lidar com isso por conta própria ou (3) apenas por nervosismo. Se esse é o caso, tente se abrir mais e cultivar uma rede de apoio. Prometa a si mesmo que, quando as coisas ficarem difíceis, você entrará em contato com pelo menos uma pessoa que te ama e que se importa com você.

 8. Sorria mais. Sério.
Pesquisas mostram que sorrir pode te deixar menos estressado. Então, sorria para seus colegas de trabalho, aceite elogios, assista a um filme da Disney - o que te deixar com um sorriso no rosto.

 9. Tente monitorar seu humor e seus hábitos para descobrir quais coisinhas te deixam melhor ou pior.
"Quando sua vida e seus sentimentos parecerem estar fora de controle ou caóticos, há algo de imensamente terapêutico em organizá-los numa estrutura sistemática, como um diário em tópicos", disse  a psicóloga Andrea Bonior. "Só de fazer uma lista esteticamente atraente já dá aquela sensação de ser mais fácil de lidar com o problema. Como se você pudesse enfrentar e passar por tudo."

10. Dê um nome aos seus pensamentos negativos e dê uma bronca neles.
Quanto mais você tenta ignorar seus pensamentos negativos, mais poder eles têm sobre você — e mais verdadeiros eles parecem. Você precisa lembrar a si mesmo que pensamentos negativos são assim: pensamentos, não fatos. E, sério, tratar essa voz interior como uma mala sem alça dando pitacos indesejados ou alguém cuja opinião você não respeita nem um pouco pode realmente ajudar.



11. Caminhe ou ande de bicicleta em vez de dirigir ou usar o transporte público, se puder.
Segundo o livro "Happiness Hacks" (Truques para a Felicidade, em tradução livre), de Alex Palmer, pessoas que caminham ou vão de bicicleta para o trabalho relatam uma satisfação maior do que a de passageiros de metrô e ônibus. Então, tome aquele ar fresco e se exercite!

12. Faça da manutenção das suas amizades uma prioridade.
Quando ficamos muito ocupados com a escola, com o trabalho ou com a família, tendemos a considerar aquela saidinha com os amigos um luxo que podemos abrir mão para ter mais tempo. No entanto, ver os amigos é muito importante para nossa saúde mental.

13. Em vez de gastar dinheiro com coisas, gaste com experiências.
Eu não vou dizer que o dinheiro não compra a felicidade porque sei que eu seria muito mais feliz se não precisasse me preocupar em pagar aluguel e boletos. Dito isso, usar o dinheiro que você tem com sabedoria pode melhorar a sua vida.
Pagar por experiências - como férias, tratamentos em spa, idas ao cinema, aulas etc — dá mais prazer a longo prazo do que comprar bens materiais, de acordo com o livro "Happiness Hacks".
Não só as experiências em si costumam exceder as expectativas bem mais que bens materiais, mas você também obtém prazer antes e depois delas - seja se divertindo antes delas ou falando sobre elas com amigos e família depois.

14. Crie uma rotina matinal que dê o clima para o dia inteiro.
Será diferente para cada um, mas encontre uma rotina que deixe você centrado e de bom humor antes de encarar o dia. Por exemplo: fazer exercícios, meditação, escrever sua lista de afazeres, alongamento, pensar sobre as coisas pelas quais você é grato, até mesmo tirar um tempo para o café da manhã, tomar café e ouvir ao seu podcast favorito.
Esta newsletter para deixar suas manhãs infinitamente melhores pode ser um ótimo lugar para começar. Ah, e arrume a sua cama, porque isso fará milagres na sua vida.

15. E por falar nisso, desenvolva uma rotina antes de ir para a cama também.
Arrume o seu quarto. Lave seu rosto. Faça um chazinho. Desconecte-se e vá ler. Qualquer coisa que você possa fazer para espairecer e encerrar o dia de forma positiva pode melhorar muito o seu estado mental.

16. Faça algo para outra pessoa. Isso mudará seu foco e colocará o mundo em perspectiva.
Que tal usar algumas horas da semana para um trabalho voluntário?

17. Deixe seu celular no modo Não Perturbe à noite.
Não há nada acontecendo entre meia-noite e 7 da manhã que não possa esperar até você acordar, com raríssimas exceções. Você dormirá melhor e sua mente vai agradecer — a falta de sono pode piorar seriamente sentimentos de insatisfação ou causar depressão e ansiedade.

18. Volte a fazer algumas das suas coisas favoritas da infância.
Releia "Harry Potter", coma a sua comida favorita da época da escola, ouça a primeira banda que você amou, o que for. Absorva toda essa nostalgia.

19. Tire intervalos do trabalho, da escola etc. durante o dia.
"Evite ocupar os seus intervalos com mais trabalho (mesmo que seja diferente do trabalho pelo qual você é pago para fazer)", escreveu Palmer em "Happiness Hacks". "Use esses momentos para se recuperar completamente e ter energia para quando voltar para o escritório."

20. Invista em uma massagem de vez em quando.
Eu aposto R$10 que você tem um monte de tensão acumulada em algum lugar agora e que você merece se livrar dela. Nem precisa ser uma experiência de spa completa - você provavelmente pode encontrar um lugar desconhecido que seja legal e com um bom preço, pesquisando um pouco.


21. Use à vontade os botões de silenciar, bloquear e de desfazer amizade.

22. Pare de tomar para si o trabalho de deixar todo mundo feliz.
Ser uma pessoa compreensiva e legal = bom.
Se preocupar com a felicidade dos outros, sendo que eles não movem um dedo para sua felicidade e seus desejos = não bom.
Você não pode agradar a todos - aceite isso, pois é perfeitamente normal.

23. Guarde palavras gentis e reconfortantes para que você possa voltar a elas quando precisar.
Faça capturas de tela de textos de amigos ou e-mails positivos do seu chefe. Guarde-os em uma pasta para que você possa lê-los de novo e de novo.

24. Monte um kit de ferramentas que "torne a vida um pouco mais fácil".
Imagine que seja uma caixa da felicidade. Encha-a de produtos relacionados a spa, livros de colorir, uma vela aromática, seu livro favorito, lembranças de memórias felizes, o que for que você ache que tenha o poder de animá-la um pouco.

25. Se está se sentindo triste ou deprimido, experimente se preparar para o dia mesmo que planeje ficar em casa.
Às vezes é muito difícil sair, quem dirá levantar da cama. Mas tente ao menos realizar a higiene básica e vestir roupas limpas. Pegue a sua escova de dentes e lave o rosto, penteie o cabelo, fique à vontade. Seja bom consigo mesmo.

26. Seja sociável, mesmo que signifique dar as caras e ficar um pouco entediado.
Às vezes socializar é difícil até quando você sabe que estar com pessoas te deixará melhor. Então apareça. Junte-se a um grupo de amigos que você ame e que amem você e, depois, vá embora com eles. Participe das conversas. Deleite-se com a energia.

27. Decore a sua casa de forma que ela te acolha.
Cuide bem da sua casinha - limpe-a, decore-a de forma que ela reflita os seus gostos, torne-a um lugar que o deixe seguro.

28. Fique com pessoas positivas que incentivem você.
Não pessoas que sejam rabugentas, pessimistas ou ruins o tempo todo.

29. Se precisar chorar, chore.
Falando por experiência própria, quanto mais você reprime suas emoções, mais elas aumentam e pairam sobre você. Então libere-as, mesmo que você precise induzir o choro com um filme sentimental ou uma música triste.

30. Busque ajuda se precisar.
Essas sugestões são uma ótima forma de elevar o humor. Mas você nunca deve ter medo de buscar tratamento, seja consultando um terapeuta, buscando medicação ou outro método.



Limites

“Risque do seu Aurélio a palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades, inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni. Mulheres reais são mulheres imperfeitas. E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres. Viver não é (e nunca foi) fácil, mas, quando se elimina o excesso de peso da bagagem (e a busca da perfeição pesa toneladas), a tão sonhada felicidade fica muito mais possível.”
Leila Ferreira






"Amamos mulheres!" Ah, é??

"Amamos mulheres! Desde que elas se depilem totalmente a ponto de parecerem crianças. Sim, vaginas “infantis” são ovacionadas. Nenhum pêlo! Que nojo mulher com pêlo! Mulher tem pelo? É sério? Depilação com cera, por favor! E finge que não dói.
Amamos mulheres! Essas divas. Mas parto normal, não. Vai estragar o brinquedinho? Vagina de cocotinha, lembra? Vagina de cocotinha não é capaz de colocar uma criança no mundo. Cirurgia, por favor!

Amamos mulheres! Com peitos durinhos. Põe silicone, ué! Uma cirurgia a mais, uma a menos, não faz diferença. Peitos que jorram leite pra alimentar um bebê? Isso existe? Com tanta latinha na farmácia… Não, amamentar, não. Que pretensão é essa de poder produzir o alimento do seu filho? Seca, leite. Você não consegue. Peito é pra fins sexuais. Apenas. Servidão.

Amamos mulheres! Que nojo de menstruação… Mulher menstrua? Sangue? Ai, vou desmaiar. Esconde esse absorvente. Shhhhh. Ninguém pode saber que sai sangue de você todo mês. Tem jeito de não menstruar. Vai! Faz isso! Que nojo! Hormônio pra dentro. Tá tudo bem.

Amamos mulheres! De barriga chapada: por que a sua não é? Lipoaspiração. Abdominoplastia. Cinta que tira o fôlego. Tudo a seu favor. O que não vale é ter a sua própria barriga. Onde já se viu? Que audácia amar seus pneuzinhos!

Amamos mulheres! Mas essa vagina não é igual ao do filme pornô. Vai lá! Tem cirurgia íntima! O Brasil é recordista mundial em cirurgias íntimas femininas. Uma cirurgia a mais, uma menos… Mais uma dose de cirurgia, por favor. Labioplastia ou ninfoplastia. Ninfo. Aproveita que também existe clareamento anal. Tudo rosinha. Ninfo. Rosinha. Sua vagina não serve. Nem seu ânus.

Amamos mulheres! De sobrancelha feita, cabelo pintado, escovado, maquiada, com esmalte, depilada, vagina e ânus rosadinhos, salto, sem menstruação, sem leite jorrando do peito, sem ver um filho passando em sua vagina. Mulheres… Cirurgias. Protudos pra maquiar. Naturalidade feminina? Nojo!

Amamos mulheres! Doces. Já tomou seu rivotril hoje? Gritou? Tá louca. The mad woman in the attic. Mulheres. Jovens. Eternamente. Um fio de cabelo branco é sinal de desleixo. Compra tinta, maquiagem, faz cirurgia, toma hormônio, rivotril, sinta a dor de cada pelinho sendo arrancado com cera quente. Vai em frente!

Amamos mulheres! Jovens, maquiadas, moldadas, dormentes, lipoaspiradas, siliconadas, alisadas, clareadas, refinadas, “limpas”, de salto – nem sua altura serve! – desumanizadas, anestesiadas para a próxima cirurgia. São tantas Galateas…

Amamos mulheres! Já viu o ‘the perfectv’? Novidade no mercado. Iluminador para a vagina. Rosa. Iluminada. Ninfa. Cocotinha. Depilada. Infantil.

Amamos mulheres! Desde que elas não sejam mulheres. Apenas estátuas moldadas. Apenas Galateas esculpidas por Pygmalion. Sem vida. Estão todas dopadas. Seja por remédios ou pela mídia.

“Gostamos de mulheres femininas”: mentira! Porque vocês odeiam tudo o que é feminino: pêlos, sangue, parto, leite, cheiro natural de vagina, cores e sabores. Vocês não gostam de fêmeas. Vocês gostam que mulheres performem feminilidade. A qualquer custo. Que não sejam elas mesmas. Chora, Galatea. Em silêncio pra não incomodar."

(Autoria: Quartinho da Dany)


Colagem com imagens do Google.

17.11.19

Tempos difíceis!


Assim é vida

Por Martha Medeiros / O Globo: 17/11/19

Árvores caem. Celulares ficam sem bateria. Canetas perdem a tinta bem na hora da assinatura. Iogurtes esquecidos na geladeira passam do prazo de validade. Crianças gritam durante o recreio. Fones de ouvido estragam logo. Sofás desbotam se expostos ao sol.

Folhagens murcham. Gatos afiam as unhas no tapete. Óculos entortam dentro da bolsa. Chove às vezes por quatro dias seguidos. Esmaltes descascam. Consultas médicas são desmarcadas e transferidas. Abdominais custam a dar resultado. Vizinhos escutam música ruim que entra por nossas janelas.

Pontas de lápis quebram. Copos também, pratos lascam. Números não identificados ligam para nossos celulares. Motoristas de aplicativos não conhecem as ruas da cidade. Roupas velhas emboloram. Garçons erram pedidos. Vinho mancha. Botões não fecham quando a gente engorda. A gente engorda.

A diarista adoece e falta. Carros enguiçados atrapalham o trânsito. Cachorros fedem quando não tomam banho. Chaves são perdidas. Voos atrasam. Serviço de quarto de hotel é demorado. Políticos mentem. Times empatam em 0x0. Horóscopos não acertam. Discursos se arrastam. Churrascos queimam se o assador se distrai.

Violões desafinam. Amigos somem. O dólar sobe na véspera da viagem. Histórias não batem. Sites de bancos emperram. Ninguém compra o apartamento que colocamos à venda. Chatos nos alugam. Idiotas apertam em todos os andares do elevador. Motores apagam no meio do engarrafamento. Os convidados erram no presente.

Malas extraviam. Tomates apodrecem. Testes de bafômetro dão positivo. Filhos não comem direito. Terapias demoram. Salsichas são suspeitas. Roda-se em provas de autoescola. Corretores de WhatsApp nos constrangem. Infiltrações na parede se repetem. Prédios altos tapam a visão. Filmes saem de cartaz. Baratas aparecem.

Chatices acontecem. E os resmungões nos alugam.

Mas novidades aparecem. Coisas boas se repetem. Testes de gravidez dão positivo. O beijo é demorado. Reuniões de condomínio são desmarcadas e transferidas. Pessoas interessantes ligam para nossos celulares. Tiranos caem. Pessimistas não acertam. Dá praia por quatro dias seguidos. Cachoeiras não fecham. Preconceitos somem. Recordes são quebrados. Amantes se conhecem no meio do engarrafamento. A temperatura sobe na véspera da viagem. Vizinhos escutam música boa que entra por nossas janelas. Homofóbicos saem de cartaz. Espumantes são abertos bem na hora da assinatura. Amores não acabam quando a gente engorda. A vida se renova se exposta ao sol.



16.11.19

Um dia depois do outro

"Um dia a vida nos alerta, noutros nos desperta. Um dia nos acolhe, outros nos joga pra fora do tabuleiro.
Um dia, nos afasta; noutros deita-nos em seu ombro e nos sussurra palavras de amor.
Tem dias que a vida grita com a gente. Avante! Em frente! Noutros passa indiferente...
Tem dias que a vida enxuga nossas lágrimas e nos ensina o valor da resiliência. Noutros perde nossa paciência em um de seus inúmeros becos-sem-saída. Um dia a vida nos espera e levanta junto com a gente. Noutros, nos empurra da cama numa segunda-feira de incertezas.
Tem dia que a vida, amigavelmente, nos convida. Noutros nos deixa fora da festa pra nos dar uma lição.
Há dias em que a vida nos encanta, noutros nos espanta, e noutros, ainda, nos sacode, nos acode na aflição, nos absolve do pecado da desistência, nos concede o perdão.
Para que a gente se lembre de quem somos, nos endireita os pés e nos põe de novo a caminho. Caminha junto e dança no nosso ritmo. Tem dias que a vida traz um sorriso na cara. Noutros nos prepara para chorar. Não há rotina em se tratando de vida. Mestra, nos concede o conhecimento, põe à mostra nossas fragilidades, nos ensina lições de acolhimento, solidariedade, e dentro da nossa guerra, nos fala de paz. Nos revela segredos, nos conduz pela mão. Nos mostra os nós, expõe nossas feridas, para que possamos ser maiores, melhores e mais simples a cada dia. Não apenas nos diz do que são feitas as estações, mas nos leva a passar por elas, para que, com elas,  possamos entender que somos feitos da mesma matéria-árvore; precisamos germinar, crescer, florir, perder folhas, abrir galhos, ser morada de passarinho, vicejar e fenecer e, ao fenecer, continuar existindo de outras formas, em outras histórias, nas lembranças mais honestas de quem amamos e nos amou.
Diante da vida não há recuo. Ela segue seu curso. Corre solta - água de rio que vai dar no mar. Lá nos encontraremos todos muito mais profundos e largos.
A vida é isso mesmo, Seu Guimarães: "Embrulha tudo. Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
Por isso, se nos leva ao inferno, também nos joga flores na cara, bem no meio de uma tarde de sol de primavera, pra gente perder o fôlego e aprender, na lida, a capinar a vida e merecer o céu." 
Miryan Lucy Rezende

Enquanto isso, a vida passa...


15.11.19

Nós


Assistindo ao #MulheresdeOuro
Evento destinado exclusivamente a ginetes do sexo feminino, 
no Sindicato Rural de Lavras do Sul

13.11.19

Matando as saudades


Filhos e netos, passeios e lanchinhos,
 caminhadas e bolhas nos pés, 
mudança do Dude para o apartamento novo, 
arrumações na cozinha pela Kika,
 consultas, horários e exames médicos.
Esse foi o resumo dos meus dias em Pelotas.

03/11 a 13/11/19

2.11.19

Na Expolavras 2019

Sessão de autógrafos do livro, "Combatendo o Bom Combate". do Tarso Teixeira.

Sindicato Rural de Lavras do Sul/RS

Related Posts with Thumbnails