14.8.19

"Envelhecer não é para os fracos"

Cris Guerra

"De repente, começaram a me chamar de senhora. Rótulos e bulas de remédio ficaram ilegíveis e eu, que nunca usei óculos, passei a usar um multifocal. Pra completar, na minha cabeceira apareceu um livro da Jane Fonda.

Envelhecer não é para os fracos. Ainda mais num país em que a palavra soa como um crime. A pessoa faz aniversário e já sai tentando arrumar uma identidade falsa.

Acontece que, em 20 anos, seremos um país com mais idosos do que crianças. Feliz de quem estiver disposto a lidar com o amadurecimento com mais humor e alegria.

Amanhã eu faço 49 anos, entro oficialmente no meu 50º ano de vida. E, quer saber? Estou adorando. Acabei de tirar o aparelho dos dentes, me sinto mais inteira e mais bonita e nunca tive tantos planos.

"Mas você ainda é muito gata", me disse um amigo. Repare quanto preconceito numa frase. Por que será que é tão difícil associar envelhecimento e beleza?

Acho que tudo é uma questão de ponto de vista. Ninguém vai querer me convencer de que só existem vantagens. Mas, sabe aquela história de "a vida começa aos 40"? Foi nessa idade que me descobri escritora, empreendedora, palestrante, consultora de moda. Nunca fiz tanto como nos últimos dez anos.

E não tem essa de dizer que "não tenho mais 20 anos". Tenho todas as idades em mim. A vida está mais leve e menos dramática. Finalmente sei escolher as batalhas que valem a pena. Aprendi com o tempo (e com a minha contadora) a optar pelo simples.

Faço o que posso para me sentir melhor, mas estou certa de uma coisa: o que envelhece mesmo é essa obsessão pela juventude.

Amadurecer é aprimorar a capacidade de discernir as coisas e, por que não, a flexibilidade para mudar de opinião, coisa que faço hoje com um pé nas costas – não literalmente, claro.

Quantas vezes teimei em mudar o outro. Quero mais é transformar a mim mesma e deixar para trás a obrigação de provar qualquer coisa pra qualquer um. Se meu corpo não é mais tão flexível, minhas ideias nunca o foram tanto.

Demorei 49 anos pra chegar aqui. Agora eu quero é aproveitar."





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails