14.1.19


Terapia não é para doido
Doido é quem acha que não precisa de terapia

Por Mônica El Bayeh, em 13/01/19

"A moça me escreve desesperada. Linhas e linhas chorando as pitangas. A moça chora. Se sente injustiçada pelos pais, pelos amigos, pela vida. É? Pode ser, sim. Nem sempre a gente dá a sorte de nascer numa família generosa, acolhedora.

Há famílias verdadeiramente más. Que rasgam a alma da gente como se as palavras fossem faca. Esfarrapam nossa auto estima só com o olhar. Há famílias Tsunami que desestruturam, ao invés de dar colo. Acreditem, elas existem.

Há pessoas a quem a vida parece dar mais. Outras, que parecem só vir para sofrer. Sim, parece, mas veja bem, a vida dá o que acha que deve. Sabe Deus por que. Eu não tenho a menor ideia.

Talvez igual herança. Tem gente que ganha um monte. Tem gente que nasce sem nada. E é isso. Dê seu jeito. Se é o que você tem, lide com isso. Aprenda com a falta, com a dor, com as mágoas e vá ser uma pessoa melhor.

Saia do sofá. Escale seu vale de lágrimas e vá ajeitar sua vida. Por que a vida é sua. Só você pode gerenciar. Está nas suas mãos melhorar ou piorar. Ficar na mesma lama ou se mexer e sair fora.

Eu, aqui de longe, preocupada em ajudar a moça, pergunto se ela já procurou terapia.

-Nãoooooooooooooo!!!!! De jeito nenhum!!!! Terapia é para doido.

Não, moça. Falta um acento aí. Terapia não é para doidos. Terapia é para doídos. Para qualquer pessoa que esteja sofrendo e precise de amparo e de ajuda.

Para pessoas que são ótimas, mas ouviram tanto que não prestam que acreditaram. E agora não sabem fazer diferente.

Para pessoas que se sentem sozinhas no mundo. Que estão desamparadas em suas lutas. Para as que estão numa tristeza tão profunda que não conseguem nem sair da cama.

Terapia é para os medos que você não conta, mas que te encolhem. Para a relação que você permite que te mate dia a dia, sem largar e nem reagir.

Para as armadilhas em que você caiu e não consegue levantar. Para as bolas de ferro, pesadas de mágoas e ranços, que a gente arrasta sem conseguir se livrar.

Para os padrões que amassam a gente. Que impedem de andar para a frente. Ancoram justo onde não presta. E a gente fica ali. Ancorado. Besta. Triste. Se achando sem outra melhor solução. Sem perceber que pode, sim, soltar amarras e partir no mar enorme pela frente.

A vida pode ser cachorra. Pão dura. Debochada. E é, mas o leme é seu. Vire ele. Dê as ordens. Mude a direção. Transforme a dificuldade em desafio. Lute.

Não é fácil. Não estou aqui de mimimi falando de coisas fáceis. Estou falando de guerra, de luta, de armas. Isso é o que a terapia te dá: armas para lutar pela vida.

Forças para deixar de ser banana, fazer só o que querem. Só o que esperam. E dizer: NÃO. Impor a sua vontade, se esse for o caso. Desviar, se for só a solução possível. Aprender a não bater de frente quando for desnecessário.

Desapegar é doloroso, porém, necessário. É preciso deixar ir o que/quem já foi. Alma da gente é igual guarda-roupa: tem que arejar. Proteger de traça. Jogar fora o que já não serve. Para seguir mais leve.

Terapia é para doidos? Moça, desça da goiabeira. Terapia é para fortes. Para pessoas com dores, e com vontade de melhorar. Terapia é para corajosos. Para os que se dispõem a sentar durante uma hora e abrir o coração. Buscar novas saídas. Quebrar velhos modelos. Se renovar.

É seu caso? Se for, pegue sua dor e venha para cá. Não tenha medo de pedir ajuda. Tenha medo, sim, de ficar do jeito que está."

● Gratidão ao Dr. Fábio Alencar Braga. 
● Orgulho da Lídia Teixeira La-Rocca, psicóloga competente e dedicada.
___________________________________________________

Psicóloga Lídia La-Rocca / perfil no Facebook.
Consulta Fácil Lídia La-Rocca

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails