5.2.16

Autoconhecimento

Flávio Gikovate

Aprendemos muito sobre nós mesmos se tivermos capacidade para prestar atenção em nossos atos, pensamentos, sentimentos, sensações, sonhos...
Prestar atenção em nossos atos não implica perda de espontaneidade: primeiro agimos de maneira natural; depois pensamos sobre o que fizemos.
Aprendemos muito sobre nós quando temos coragem para avaliar todas as nossas emoções com liberdade, sem censura: inclusive as menos "nobres".
Nos conhecemos melhor quando sabemos como reagimos diante de certas situações, sabemos bem o que (e de quem) gostamos e o que não gostamos.
Nos conhecemos melhor quando percebemos quais os tipos de pessoas que nos encantam e os que nos irritam; e quais os que se parecem conosco!
Quem quer se conhecer melhor presta atenção em seus sonhos, fica atento às emoções que sente, quais ele controla e quais as que o dominam.
O autoconhecimento nos ensina sobre o juízo que fazemos de nós mesmos, sobre o quanto somos disciplinados e qual a força da nossa vontade.
Quando nos conhecemos, sabemos quais os nossos pontos fortes e os fracos, se eles são reversíveis e se já temos energia para tentar mudar




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails