13.7.15

Para aquecer

Atole de Tajeta
- Bebida mexicana feita com doce de leite




Ingredientes:
4 xícaras de leite (1 litro)
1 xícara de leite evaporado (250 ml)
1 pau de canela
½ xícara de açúcar
1 ½ xícaras de caramelo ou doce de leite (375ml)
½ xícara de amido de milho, dissolvido em 1 xícara de água (250 ml)

Preparação:
Aquecer os dois tipos de leite com canela e açúcar até dissolver, adicione o doce e misture bem: quando ferver adicione o amido de milho previamente dissolvido e mexa constantemente para evitar grumos.
Continue a cozinhar por 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo.
Servir em canecas de barro, acompanhado por pão ou bolachas.


Link / Sobre leite evaporado, olhe nos comentários deste post.

2 comentários:

Ana disse...

Como fazer Leite Evaporado

Para saber como fazer leite evaporado em casa, é importante que antes entenda no que se diferencia do condensado. Trata-se de um tipo de leite concentrado, desidratado, do qual foi retirado mais de metade de água. Ao contrário do leite condensado, este não contém açúcar, nem tem uma textura tão espessa e cremosa. Utiliza-se para preparar uma infinidade de sobremesas e pratos, como o bolo de três leites ou, inclusive, molhos. Se encontrou este ingrediente em várias receitas e não sabe como consegui-lo, o que acha de prepará-lo você mesmo? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer leite evaporado.


Ingredientes
1 xícara e 3/4 de água
100 g de leite em pó
30 g de manteiga
1 l de leite integral

Instruções
Existem vários métodos para elaborar o leite evaporado. Podemos fazê-lo a partir do leite integral ou através da versão em pó. Explicaremos ambos os processos para que escolha o que preferir. Começaremos pelo do leite integral. Para isso, coloque um litro de leite em uma panela de boca larga. Quanto mais pequena, mais custará evaporá-lo.

Esquente-o em fogo médio-alto até que ferva. Se não dispõe de vitrocerâmica e utiliza fogão, quando o leite atingir o ponto de ebulição, deverá colocar um difusor de calor entre o fogão e a panela. Deverá mexer de vez em quando com uma colher de pau ou espátula para evitar que se formem grumos de nata. Baixe um pouco o fogo e deixe o leite evaporar durante uma hora e meia.

Passado esse tempo, retire do fogo, deixe que esfrie e passe-o pelo coador para retirar os grumos. Já está pronto seu leite evaporado a partir do leite integral! Agora já pode utilizar ou guardar em um frasco com fechamento hermético, previamente esterilizado. Como vê, este é um método muito simples, vejamos o seguinte.

A segunda forma de fazer leite evaporado consiste em colocar o leite em pó, a água e a manteiga em uma panela, também de boca larga. A manteiga deve estar à temperatura ambiente. Esquente-a em fogo médio-alto até que todos os ingredientes se tenham dissolvido e misturado corretamente. Mexa com uma colher.

Quando estiver pronto, retire do fogo, deixe que esfrie e bata o leite em uma batedeira ou recipiente de borda alta para batê-lo. Deverá bater no liquidificador ou à mão a mistura durante dois minutos aproximadamente em velocidade média para que se acabem de misturar todos os ingredientes. Verá que ao bater o leite sobe pela borda do recipiente, é por isso que deve usar um alto.

E pronto! Este também é um processo muito simples e bem mais rápido que o anterior. Ainda que os resultados sejam muito parecidos, a qualidade do produto obtido a partir do método mais longo, o da evaporação do leite integral, é um pouco melhor. Não obstante, se você precisa preparar um leite evaporado caseiro rápido e eficazmente para fazer alguma sobremesa, a última receita é a opção ideal.

Ana disse...

http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-leite-evaporado-12475.html

Related Posts with Thumbnails