25.2.15

O Significado do Carnaval de Lavras

Com a licença da Caroline Prestes, transcrevo seu texto sobre o que é o Carnaval de Lavras.
Adorei! Me identifiquei total!


"O que significa o carnaval? Resolvi escrever porque definitivamente a percepção que eu tenho até se assemelha a de alguns amigos, mas para a grande maioria dos membros da rede social, é totalmente divergente. 

Carnaval pra mim é chegar na sexta já dizendo que não vou ir no baile do chopp dos relaxados pois sempre o chopp é quente, é sentar na frente da casa do vô pra ver os conhecidos que chegam, esperar os primos e tios pra abraçar.

No sábado é hora de dizer que a camiseta dos outros blocos "até é legal", é não fazer diferença do abraço dos amigos vira-lata, relaxados, baita fogo, pois serão recebidos com sorrisos de "qualquer geito". 

O domingo é dia de churrasco, de ficar um pouco em cada rodinha, dividindo o copo e as risadas, de juntar as 4 gerações de Prestes VG's, meu avô, meu pai, eu e meus filhotes. A carreata é o momento de passar no centro pra que todos vejam, ao longo dos meus quase 30 anos que sempre fui foliã lavrense e defensora do meu bloco. É dia tambem de levar as criancas para atirar espuminha no matinê e de olhar os filhos dos lavrenses e pensar que dava trabalho pra minha mãe bordar tanta fantasia! 

A segunda é dia de ensaiar a Galocha, sempre achando que vai ficar longa e de tanto ouvir as paródias me perguntar se vai ser engraçada e sempre é! Na noite é chorar de rir dos Marilus e dos amigos que entram na brincadeira...

A terça é dia de ficar ansiosa, ensaio, risadas e o frio na barriga que sempre se tem ao subir no caminhão olhando o povo lá de cima esperando uma piada de gargalhar. 

Carnaval em Lavras é assim, cheio de integração, de igualdade e liberdade de expressão, de rivalidade sadia, de amizade sincera. Para aqueles que pensam que carnaval é libertinagem, promiscuidade e algo do gênero, não sabem ou nunca fizeram o verdadeiro carnaval da Lavrinha! Então, estou me guardando pra quando o carnaval chegar... com menos pique mas com a mesma expectativa!"


Caroline, em ação. Rádio Galocha 2015.
Galocha "no ar"!
Equipe da Galocha 2015. Feras!
 Fotos, na ordem de postagem:
William Barbosa, Nina Boeira, Pedro Teixeira e Felipe Severo.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails