24.5.11

Pessimismo

"Nas relações "de amor" — depois de um certo tempo — nenhuma pessoa jamais será perfeita se não lhe acrescentarmos, por sobre suas qualidades, uma coisa chamada distância. Nessas relações, excesso de presença é quase sempre sufocante.

Com o tempo, a possibilidade de encantar-se mutuamente morre. Falece. O cotidiano é o inimigo mortal do mistério, o assassino da gostosura. Em qualquer relacionamento, a proximidade em demasia e duradoura é desastrosa. O principal ingrediente desse doce deleite chamado Amor é a Brevidade. Sem ela, a chama se apaga. Você sabe...

Pensando bem, você deve separar-se de um grande amor enquanto ainda não tem razões para separar-se dele. Porque, mais tarde, quando você já tiver uma razão, nem lembranças gostosas restarão desse amor. Quando surge uma razão de separar-se de alguém — ainda que seja uma razãozinha só — a saudade se torna impossível. Não vale a pena correr esse risco. Portanto, salte profundo — de cabeça, no coração da Surpresa! Mas você, você tem medo. Você tem medo da Solidão... Você tem medo de ficar sem ninguém. Então, você continua agarrando esse amor como se fosse o último da tua vida. Você, pessimista, acha que não consegue mais arranjar outro igual — nem melhor. Esse, o teu grande erro. Teu maior erro."
.

Texto do Edson Marques, para fazer a gente pensar.
Aliás, ele fala sobre isso:

"Abraço sempre a liberdade das minhas concepções estéticas — e escrevo.
Na verdade, eu rabisco palavras de amor em defesa da Vida. Não para que você concorde comigo, mas para transmitir emoções desgovernadas. Escrevo para te provocar... Para que você pense um pouco sobre a vida que hoje leva. Para que você veja o mundo de outra forma. Escrevo principalmente para excitar teu intelecto e abrir teu coração ainda mais.
Por isso eu vibro tanto a cada vez que meu verbo entra no teu peito e dança."
.

Não tenho o crédito da imagem.

4 comentários:

Lúcia Soares disse...

Ui! Quem dera fosse fácil assim, heim?
Terminar uma relação ruim já desgasta, imagina separar-se "apenas" para que o sofrimento não seja muito grande..
Apenas uma provocação, mesmo, pois Edson Marques sabe escrever.
Beijo!

Ana disse...

É verdade, Lúcia!
Ele é provocativo... Adoro!
me faz rever meus conceitos...
Beijão!

Gisela disse...

Adorei o texto! Pensar na brevidade e na transitoriedade do amor causa dor, medo.Que bom que o tempo é o sinal mágico das buscas e dos encontros. Mas o mais precioso de tudo é o reencontrar com os nossos sentimentos e modificar, experimentar e reestabelecer novos pontos de vista. Obrigada Ana!! bjos Gisela

Ana disse...

Oi, Gisela
Que lindo o que tu falaste!
Adorei!
Verdadeiro, importante demais!
Obrigada!
Beijos!

Related Posts with Thumbnails