15.10.10

"Sinceras e amorosas relações humanas"



"Nós humanos somos seres sociais e sentimos uma enorme necessidade de ficarmos juntos, mas estamos sempre entrando em atrito com as idéias, costumes e crenças dos outros. Na verdade, é através desta constante fricção que surgem as fagulhas que despertam a nossa consciência para o nosso verdadeiro eu.

Vocês já perceberam quando alguém se inflama ao defender seu ponto de vista, mas está completamente fechado para o ponto de vista alheio? Parece até que vai explodir, não é mesmo? Com certeza esta pessoa ainda não tem consciência do seu verdadeiro papel como parte de um todo e acredita apenas na sua própria verdade."

Li este texto da Marta Magalhães e constatei o quanto ele se aplica às nossas divergências políticas.  Por ter consciência do quanto as pessoas se fecham para quem pensa diferente,  me recuso a discutir com quem que seja sobre essas questões. Sei que todos nós queremos  o melhor para o nosso país e para todos os brasileiros. Nenhum de nós aceita a miséria, a fome, o desemprego, a violência, a corrupção... Todos escolhemos nossos candidatos acreditando estar fazendo a melhor opção.

Mas não gosto de argumentação que incite ao ódio. Não gosto de campanha que baixe o nível e divulgue notícias mentirosas. Não gosto de ironias, baixarias, rivalidade barata. Abomino tudo isso.

Aprendi com o meu pai que as eleições passam, os interesses mudam, mas os amigos continuam ao nosso lado. Então que as nossas relações não sejam afetadas pelas paixões políticas! Mas meu pai também me ensinou a me posicionar, assumir minhas escolhas e não me deixar amendrontar por quem pense diferente de mim. E a entender quem pensa diferente - ou seja, respeito, antes de tudo.

Como os partidos políticos estão descaracterizados e enfraquecidos,  fica mais difícil, ainda, defender ardorosamente qualquer candidato. Me convenço que todos são muito parecidos, apesar do discurso aparentemente diferente. Estou desencantada e não consigo me identificar com nenhum, mas me identifico menos, ainda, com a Dilma e com o PT, por questões familiares, pela forma como fui criada, pelos valores em que sempre acreditei. E agora vejo que ela esta sendo apoiada pelo PP - vejam só, se eu não tenho razão quando falo que os políticos estão completamente sem rumo e sem noção!

Então é isso: que as nossas divergências políticas sejam respeitosas e imbuídas de patriotismo (eu ainda acredito nessa palavra!). Que saibamos "ouvir" o que outro fala, sem tanto antagonismo ou rejeição. Que a imprensa e as pesquisas desempenhem seus papéis com critério e verdade, que o novo presidente seja íntegro, bem intencionado, honesto. E boa sorte para todos nós!

4 comentários:

Dani dutch disse...

OI Ana, tudo bem?
E como eles gostam de jogar sujo, a primeira coisa ''e correr atrás de informaçoes ou do passado do outro candidato, alguma coisa que o comprometa.
ë complicado, nao?
bjuss

Blog do Beagle disse...

Ana, vc está corretissima. Estamos numa nau sem rumpo e sem filosofia. Os interesses pessoais estão imperando e sobrepujando o bem comum e aí vemos o PT e o PP e o PR juntos!!! PMDB vice do PT!!!! Não dá para acreditar que sejam pessoas sérias. não é? Bjs. Elza

roccana disse...

Milton Roccana !

Me desculpa Ana pela minha identificação (roccana) mas não sei o que esta acontecento,talvez seja algo no programa (blog)

Mas com relação Eleição!
1ºturno eu votei na Roussef e voto no 2° no Brasil que esta preparado para a Dilma para a resposta que todos nós esperamos.Pela 1ºvez teremos o conhecimento thécnico aliado ao politico e o que é melhor,ainda a sensibilidade feminina,que,espero,venha transformada em carinho e atenção para com os menos favorecidos.
Digo mais,não acredito que Dilma venha a cometer qualquer bobagem,desperdiçando a sua grande chance de realização pessoal,jogando na àgua a esperança de um povo a quem ela sempre defendeu com unhas,dentes e armas.

Beijos!

Milton Jardim.

roccana disse...

Milton Roccana !

Me desculpa Ana pela minha identificação (roccana) mas não sei o que esta acontecento,talvez seja algo no programa (blog)

Mas com relação Eleição!
1ºturno eu votei na Roussef e voto no 2° no Brasil que esta preparado para a Dilma para a resposta que todos nós esperamos.Pela 1ºvez teremos o conhecimento thécnico aliado ao politico e o que é melhor,ainda a sensibilidade feminina,que,espero,venha transformada em carinho e atenção para com os menos favorecidos.
Digo mais,não acredito que Dilma venha a cometer qualquer bobagem,desperdiçando a sua grande chance de realização pessoal,jogando na àgua a esperança de um povo a quem ela sempre defendeu com unhas,dentes e armas.

Beijos!

Milton Jardim.

Related Posts with Thumbnails