1.2.19

Método Marie Kondo para atualizar o seu guarda-roupa

KonMari

1. CATEGORIZE
O primeiro ponto do método KonMari, como também é chamado, explica que você deve separar a organização em categorias. Verdade, "roupas" já é uma categoria por si só, mas você pode ainda fazer subdivisões, como "vestidos", "roupas de inverno" e "acessórios", principalmente se você tiver uma quantidade muito grande de coisas dentro do armário.
Depois de feita essa categorização, ou se você preferiu colocar todas as suas roupas numa categoria única, é hora do primeiro passo: tire absolutamente tudo de dentro do guarda-roupa e faça uma pilha em cima da cama ou no chão. Sim, a ideia parece meio louca e dá a impressão de que vai criar ainda mais bagunça, mas esse é o ponto mais importante de todo o método e que dá o start em você repensar as coisas que têm - além de facilitar o momento desapego!
2. FAÇA O TESTE DA ALEGRIA
Todo o método de Marie Kondo se baseia em uma premissa básica: manter em casa apenas aquilo que te traz alegria. Mas, como fazer isso? Simples: sabe a pilha de roupas do item anterior? Então, você vai pegar uma por uma dessas peças nas mãos e perguntar a si mesma se ela traz alegria ou não, se ela te faz feliz ou não. Seja sincera e objetiva! Ao menor sinal de dúvida, melhor colocar o item na pilha de descarte.
3. AGRADEÇA
Entra aqui a segunda parte do que faz essa metodologia tão diferente das demais: se uma peça não vai mais fazer parte do seu guarda-roupa, se ela não passou no teste da alegria, é hora de agradecer por ela antes de colocá-la na sacola de doações ou revendas. Agradeça por aquela peça e seja delicada na hora de colocá-la nesta pilha - ela fez parte da sua história e merece ser tratada com carinho por isso (mesmo que tenha sido usada pouquíssimas vezes!).
4. EVITE A NOSTALGIA
O legal de jogar tudo em uma pilha é que fica fácil perceber como acumulamos coisas ao longo do tempo. Porém, isso não deve ser substituído com uma viagem pelo túnel do tempo, em que a objetividade fica de lado. Evite a nostalgia e se perder em lembranças de roupas que têm algum apego sentimental. Lembre-se que, se não tem uso para você hoje, o melhor a fazer é agradecer e descartar aquela peça - principalmente se é uma que você ganhou da sua mãe aos 15 anos e não usou mais desde então.
5. DOBRE DO JEITO CORRETO
Acredite, você nunca mais vai querer dobrar as roupas de outra maneira depois de aprender este: o principal é dobrá-las verticalmente, primeiro ao meio e depois em terços. Isso faz com que as roupas virem "pacotinhos" que você consegue guardar lado a lado no armário e que facilita a visualização de tudo - ou seja, não só você só tem roupas que te trazem alegria no armário, como também consegue ver tudo o que está ali!
6. PENDURE AS ROUPAS EM UMA "CRESCENTE"
Outra dica de Marie Kondo é prestar atenção na hora de pendurar as suas roupas. A ideia é fazer uma crescente, da esquerda para a direita. Isso significa que você coloca peças mais pesadas, como casacos, ou mais compridas, de cores escuras e de materiais mais grossos, do lado esquerdo do armário, e as mais leves do lado direito. Segundo a profissional, isso cria um ideal visual para os olhos e também ajuda a acalmar a mente.

alegria e gratidão -



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails