30.6.14

Idas e vindas




Com os dias tão curtos, temos chegado noite escura, lá fora. E, com tantas chuvas, a viagem fica mais demorada e cansativa. Estrada cheia de barro, muitos caminhões enormes, sendo rebocados... 
Mas vale a pena! É só chegar lá fora e tudo fica para trás: o trânsito, os repetitivos noticiários na TV, as postagens, no Face... 
Ficamos isolados de tudo, nem o celular pega direito, mas é muito bom! Descobrimos tantas coisas para fazer, é tanta coisa para aprender!
Amo muito, tudo isso!


28.6.14

Chalé de madeira de demolição

Achei tão lindo, esse projeto mostrado na Revista Arquitetura & Construção que trouxe a história e as fotos, para cá:






"Durante férias na Bahia, o empresário carioca se hospedou pela primeira vez num chalé de madeira de demolição, no estilo dos galpões centenários do Sul do país. Adorou a experiência: deliciou-se com os detalhes da marcenaria à moda antiga, a simplicidade, o frescor e o aconchego da construção, adaptada aos confortos da vida moderna. Quando surgiu a oportunidade de comprar um sítio em Secretário, na serra fluminense, essa memória aflorou. Por que não levar aqueles ares de antigamente, que tanto o encantaram, ao topo da montanha? Pôs-se, então, a se informar sobre os especialistas em projetar com aquela matéria-prima. Descobriu que o empreendimento baiano tinha a assinatura de uma futura vizinha: a paisagista Sonia Infante, que trabalha em parceria com o arquiteto Alex Antunes e o empreiteiro Alcinei Cordeiro na região de Itaipava, onde possui uma loja, a Arteiro.

Logo no primeiro encontro, em meados do ano passado, a empatia foi total. “Ela mostrou muitas fotos, e tive certeza – era aquilo mesmo o que queria. Rústico e informal. E, melhor de tudo, Sonia propôs construir em menos de seis meses, e com custo bem atraente”, conta o empresário. Por sorte, a paisagista havia acabado de localizar uma antiga casa de festas, de quase 100 anos, em vias de ser demolida numa cidadezinha gaúcha. “Desmontamos tudo rapidamente e trouxemos para cá. As tábuas deram forma ao piso e ao forro, além de encapar toda a estrutura de concreto”, diz ela, que sugeriu mexer pouco no terreno, pousando o refúgio num trecho plano, no alto do lote. “Nos fundos, aproveitamos o grande desnível para acomodar outro quarto. A escada passa por fora, o que torna o apartamento independente”, acrescenta o cliente.

No corpo principal, enxuto, há duas amplas suítes e todos os ambientes convergem para o estar, integrado à cozinha. “O dono adora cozinhar. Foi essencial montar uma sala aberta e com o forno a lenha à vista. Ali, é onde tudo acontece. As refeições da família são encontros longos e memoráveis”, diz Sonia, que assumiu o tom natural da madeira – e suas diferenças de peça para peça – em praticamente todos os espaços, mas tingiu as esquadrias. “Essa mistura rejuvenesce o visual da fachada. E azul é nossa tonalidade preferida”, revela o proprietário."

26.6.14

Copa do Mundo 2014

Os hermanos invadiram Porto Alegre!


"Argentinos movidos por uma paixão: a seleção de Messi
Mesmo sem ingresso garantido, dormindo em carros e à base do improviso, muitos invadiram Porto Alegre para torcer pelo seu futebol" - Link

...e nós fugimos! Pegamos a BR-290, rumo a Butiá, passando por centenas de carros argentinos! Realmente impressionante!


Não tínhamos nem TV, nem internet, e choveu na maior parte do tempo, mesmo assim foi muito bom! Casa aquecida, comida feita pelo Ricardo, paisagem vista pela janela...

23.6.14

De bem com a vida


Fotos Ricardo Felix Haas - 21/06/2014.

Espinilho

Lavras do Sul, 20/06/14.
Nas fotos, Ricardo, Graça, Caboclo, Cássio, Large, Alfredo, Dedé...

Passamos um dia maravilhoso, com amigos queridos, num lugar especial.
Música, churrasco, muitas risadas e sol, para aquecer! O que mais desejar da vida?

Brrrrr!



Lavras, 9 da noite, 2º!
Caboclo, Graça, eu e Ricardo, na Telúrica.
Coração aquecido.

Aquecendo a manhã gelada


"Abraçada de frio, gela e branqueia, a geada
e a madrugada, então, se vem pela fresta
no rumo que atento, de mate lavado
me vejo emponchado, no calor que me resta."

Ricardo Félix Haas
Butiá, 19 de junho de 2014.


Com chimarrão, sol, poesia, fogo na lareira, café quentinho...


20.6.14

Paisagem de inverno

Butiá, junho/2014.








É muito bom observar a natureza e nos sentirmos em sintonia, com ela...

18.6.14

Uma graça!


                                                                                                                                                      17/06/2014

Adorei a decoração do Café Kipão, em Butiá, RS. Fomos fazer um lanche e eu tirei algumas fotos.
Observem a bancada e o espelho do lavabo e o uso de venezianas, louças, tecidos, grades de ferro, com extremo bom-gosto.

16.6.14

As cores do frio



A paisagem de inverno é tão bonita e inspiradora! 

Chegamos lá com tempo feio. Dormimos com barulho de chuva, acordamos, no dia seguinte, com ventania. Até que o sol apareceu e pudemos sair, de dentro de casa. Andamos a cavalo, colhemos frutas fresquinhas e tratamos de juntar lenha e deixar tudo organizado.

O Ricardo me surpreende de várias formas e sempre me encanta... Gosto de observar a expressão dele, andando a cavalo, cozinhando, brincando com as cadelinhas (que estão enormes!) ou, simplesmente, distraído, olhando o fogo e ouvindo música...

Ele fez suco de laranja, para mim, no café da manhã e sopa quentinha, que eu adoro, para aquecer a noite e a alma... Gosto disso, me sinto acarinhada e feliz! Eu levei coisas para enfeitar a casa, deixar tudo mais colorido e acolhedor. Muito fogo na lareira, vinho, chimarrão e, até, lençol elétrico para aquecer nosso final de semana, lá fora! 

Me faz bem, o contraste: cores desbotadas e frio, na rua. Colorido e calor, dentro de casa. Ouvir o Minuano, aconchegada e quentinha é das melhores sensações da minha vida, desde sempre. Poder compartilhar isso, com alguém especial, é maravilhoso!

________________________________

♡ ♡ ♡  Minha querida Regina Carvalho comentou o seguinte:
"Penso que as estações do ano bem definidas dão um encanto especial ao nosso sul. Mudam-se as cores, os aromas, os sabores e os costumes. O minuano é implacável, castiga tanto a nós como aos animais e às plantas mas proporciona recolhimento, aconchego e muita beleza refletida em cada foto da nossa Roccana!"

Copa do Mundo no Brasil!


Eis que encontramos um animado grupo de torcedores chilenos em... Minas do Leão! Estavam a caminho do Rio, onde pretendiam assistir ao segundo jogo do Chile, contra a seleção da Espanha.
Simpáticos, animados, assistiram ao jogo numa pizzaria - como nós! Todos torcemos e a vitória do Chile foi bonita: 3X1 contra a Austrália.
De alguma forma, sentimos a alegria de uma torcida e fizemos parte dela...


13/06/2014

Dia dos Namorados

PoA, 12/06/2014.
"Um amor chegou de manso..."

11.6.14

Para viver um amor


"Sugiro mais exposição, mais transparência, mais coragem de ser quem você é, com seus medos, seus desejos e sua vontade de amar e ser amado." 
Sobre relacionamentos, texto da Rosana Braga / Link     

10.6.14

A dor e a delícia...


                                                              Foto tirada pelo Pedro Teixeira. Maio/2014.


Tão simples e óbvio.
Por que demoramos tanto a por em prática?

"Eu não sou os outros. Eu sou eu. Sou um ser indivisível e tenho força de apoio para dar a mim mesma. Eu tenho poder de escolha para optar por mim. Eu tenho boa vontade para comigo. Eu tenho olhos para me ver com bons olhos. Eu tenho meus cinco sentidos em perfeita harmonia para escolher o que me dá mais prazer, o que me põe pra frente. Tenho liberdade de não querer isso ou aquilo. Tenho liberdade de jogar fora o que não me serve mais, de jogar fora o que não se encaixa na minha natureza e na minha individualidade. Que prazer eu sinto ao ser diferente! Todos são diferentes uns dos outros e eu também sou assim. Então assumo que sou diferente com naturalidade."

Lugar bom de viver



Casa aquecida, objetos queridos, móveis com história, invenções...

Voltou o frio


Imagem Bons Fluidos.

"Hoje voltou o frio. Veio como havia muito não vinha. Gelou o ar, esfriou o sofá da sala, resgatou meias, casacos e dores do fundo de uma gaveta que emperra como não quisesse abrir. Chegou sabe-se lá de onde, do pacífico, dos polos congelados, do sul do país. Não importa. Aqui faz frio.

Em seu sopro fresco e úmido, esse frio há de aquecer os ímpetos de alguém. Há de animar as almas boas que se reúnem no calor de suas mesas, em volta de suas histórias contadas na fumaça perfumada das panelas bafejando decência. A mim, o frio me reencontra desprevenido e ridículo. Como visita inesperada, entra pelas frestas das horas suspensas e me congela a alma. Vem com o medo da solidão e da dor, com a frieza do dia a dia que me atropela em seus afazeres obrigatórios, com a incerteza de meus caminhos e a angústia que os corta na chuva fina."

Móveis antigos, novos espaços







Algumas ideias de como podemos "embutir" na parede,
 as velhas estantes  e armários -
ou planejar nichos, para acomodar móveis...

6.6.14

Ovinofest/2014 - algumas imagens


Por NB Chiappetta - minha amiga Nina, fotógrafa de Lavras do Sul.

-> Leia o artigo de Roberto Vianna:
       A Cutelaria Artesanal presente na vida do Gaúcho! Um legado!
.
Entre outras coisas, ele diz:
"Para minha alegria pude estar presente na II OvinoFest, na linda Lavras do Sul, onde também trabalhei ano passado. A grande festa em prol da Ovinocultura da Campanha Gaúcha cresce a olhos vistos, buscando o desenvolvimento dos produtores rurais da região, onde se obtém uma das melhores carnes de cordeiro que conheço, devido ao bioma Pampa e suas variedades de pasto, que junto com o manejo correto dos plantéis das melhores raças ovinas, seu abate na idade e peso adequados e a qualificação de seus profissionais."

2ª Ovinofest

Em Lavras do Sul, RS

Oficinas de culinária.

Pulperia Telúrica.

Culinária, artesanato, dança...

Lançamentos de "Sétimas de Mundaréu", de Gujo Teixeira com ilustrações de Jaime Iserhard.

By Nina Boeira.

Concurso de churrasco.


Posts sobre a Ovinofest/2013 aqui.  


Related Posts with Thumbnails