Marina Abramovic é uma artista performática nascida em Belgrado, capital da antiga Iugoslávia, no dia 30 de novembro de 1946.
"O corpo é seu assunto, o tempo é seu meio, e aniversários marcam o momento em que a performance da vida oficialmente começa." (Leia mais aqui.)
"Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances. Quando sentiram que a relação já não valia aos dois, decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de uma lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver.
Vinte e três anos depois, em 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva a sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. Ullay chegou sem que ela soubesse, e foi assim."
Impressionante, este vídeo:
Impressionante, este vídeo:
"Naquela noite, após um jantar turco - ele mostrou o diário dele, ela mostrou o dela. Ambos haviam arrancado a página de seu aniversário, coisa que ela encarou como um sinal cármico. Ela me disse: "Fomos diretamente para a casa dele e ficamos na cama durante dez dias". E acrescentou: "Quando voltei para casa, fiquei desesperada de amor e não conseguia andar ou falar".
Mais sobre ela, nesse link.
3 comentários:
Quando eu me recuperar, eu comento!!!! Arrebatador!
Que máximo, Ana! Li a reportagem, uma vida muito louca, heim? Foi emocionante o vídeo. Será que não se viram depois?
Parece-me,como toda grande artista, meio descompensada emocionalmente. Muito louco isso!
Muito lindo, comovente!
Beijo.
Demais, Anabacana! Que loucura!
Como disse lá no face da Lúcia, gostei da ideia dela: um caixão em cada lugar e roupas coloridas. Até gostaria de fazer o mesmo, um aqui em Santa Maria e outro em Lavras, os dois com a minha seleção musical. Quem sabe...
Bjim, cosquirídia.
Postar um comentário