30.5.12

"Todas as relações são abertas"

Alessandra Marcuzzi fala de relações, de rótulos e dos erros, que cometemos frequentemente:

"O que ocorre a maior parte do tempo é uma burocratização dos relacionamentos, não apenas em formato mas principalmente em conduta. Precisamos de uma definição para nos certificarmos de que tudo vai dar certo, não podemos deixar margem para erro e reclamações posteriores. Montamos um projeto e tratamos o outro como um de seus objetos. 

Em vez desfrutar a relação, apenas mantemos uma relação e posicionamos o outro como uma meta de um projeto. Fazemos esforços para evitar o que possa ser desagradável, nos preocupamos demais em acertar e muito pouco em vivenciar com nossos próprios olhos, tato, escuta, paladar e corpo, desperdiçando a parte mais saborosa das relações que é explorá-las, desbravá-las. E é justamente essa conduta que atinge o ponto vital das relações, fazendo com que fiquem apáticas, anêmicas, sem fluidez. 

Não percebemos que o comprometimento vem antes da promessa, que o amor vem antes do pedido de casamento, que a conexão vem antes da razão. Na ânsia de controlar, colocamos o carro na frente dos bois e definimos formatos de relações para garantir segurança, enquanto ironicamente evitamos nos expor ao contato pra valer, sem garantias. Abertos. 

Em minha própria experiência constato cada vez mais que os verdadeiros vínculos são mantidos por pura naturalidade e relaxamento, quando a promessa já está acontecendo e não precisamos oficializá-la, quando o sexo é praticado e não investigado, quando a disposição existe mesmo diante de condições externas desfavoráveis."

Isso é sabedoria!

Texto completo aqui.

2 comentários:

Mauro S disse...

Oi Ana, recebi por e-mail aquela informação e resolvi dividí-la nas minhas redes sociais, twitter, blog, facebook e google+.
Beijos e bom final de semana, e que bom vê-la de novo por lá.
Mauro

jamespizarro@hotmail.com disse...

O segredo é deixar a emoção cumprir seu papel...o instinto tomar conta de tudo...a Natureza agir...os hormônios cumprirem seu papel. Em matéria de afeto, toda vez que se racionaliza tudo a relação agoniza e chega ao óbito !!!

Bjs

JP

Related Posts with Thumbnails